SERIE RAÇAS: Basset Hound

A origem do Basset Hound, assim como a maioria das raças antigas, é bastante controversa. Segundo a hipótese mais aceita pelos criadores e historiadores, o Basset Hound originou-se na França, a partir do cruzamento de vários cães, entre eles o Basset D’Artois e da França exportada para a Inglaterra onde, a partir da introdução de cruzamentos com o Bloodhound e Beagles, adquiriu a coloração e a expressão característica da raça, com sua pele bem solta.
São cães que podem ou não caçar em matilhas formadas só por Basset ou mistas, mas foi como cão de companhia, em todo o mundo, que o Basset se consagrou e ganhou lugar de destaque pela expressão ‘triste’ dos olhos e das grandes orelhas pendentes.

Por essas características, foi o inspirador do desenhista Alex Graham, que criou "Fred Basset", um personagem de grande sucesso nos EUA desde 1963 e de tantos personagens utilizados pela publicidade em todo o mundo.

Apesar de seu aspecto físico, o Basset é um cão bastante alegre e amistoso, sendo muito afável até mesmo com pessoas desconhecidas.

Extremamente paciente e tolerante com crianças e outros cães, dificilmente será visto no meio de confusões ou brigas com outros cães, mas não é, de maneira nenhuma um cão ‘de colo’.

Mesmo sem ser um adepto dos ‘esportes radicais’, é muito importante que o Basset seja levado a caminhar todos os dias, reduzindo os riscos da obesidade.

Extremamente apegado ao dono e às pessoas da casa, o Basset Hound pode adaptar-se tranquilamente a apartamentos, desde que tenha companhia a maior parte do tempo. É uma raça que é radicalmente contra-indicada para pessoas que não possam lhe dar atenção porque ele detesta ficar sozinho e, quando fica, normalmente começa a latir e só pára na chegada do dono, o que pode causar muitos problemas com a vizinhança, uma vez que o Basset é dono de um latido alto e poderoso.

Fonte:Dogtimes

2 comentários:

  1. P&dro disse...:

    temos um basset aqui em casa de 4 anos atende as pessoas e chama o dono assim que percebe alguem se aproximando ao desejar algo para comer ele simplesmente senta-se sobre as patas traseiras e fica em pé com o restante do corpo não da um latido e espera pacientemente que o seu desejo seja realizado,e muito carinhoso e observado,conheçe e obedece algumas palavras como:passe,fora.porem ele nao gosta de tomar banho toda vez que falamos banho ele saiu correndo de fininho....a é o nome dele e amoroso.ele é simplesmente amoroso é o nosso mascote e ele tem um time botafogo.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Que lindoooooooo Pedro. Deve ser um fofo. BOa sorte p vc e seu bebe. Grata pelo comentario. abs

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!