Cães e gatos terão passaporte para viagens

Cães e gatos que acompanharem seus donos em viagens internacionais vão ganhar passaporte e microchips de identificação. É o que prevê um decreto publicado nessa terça-feira (30) no Diário Oficial da União.

O Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos poderá ser usado no lugar do certificado sanitário internacional e do atestado de saúde para trânsito de cães e gatos. Caberá ao dono do animal decidir se adere ou não ao documento, que será expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o decreto, o passaporte deverá conter informações sobre o dono (nome completo e endereço), o animal (nome, espécie, raça, sexo e data de nascimento), vacinação e exames exigidos pelos países.

O decreto também prevê a implantação de microchips no bicho, como forma de identificação eletrônica, o que já é obrigatório para a entrada de cães e gatos na União Europeia e no Japão.

O Ministério da Agricultura está elaborando uma instrução normativa para definir detalhes sobre o passaporte e os microchips. Em nota, a pasta disse que “o documento dará mais rapidez ao processo, já que o mesmo passaporte poderá ser utilizado para a viagem de ida e retorno de cães e gatos ao Brasil”.

As regras para viagens internacionais variam de acordo com a região de destino. A UE, por exemplo, permite ingresso do animal após três meses da realização do teste de anticorpos contra raiva, enquanto no Japão a espera é de seis meses.

O microchip que será implantado nos animais é revestido em capa de polipropileno e tem o tamanho de um grão de arroz. É implantado em menos de 30 segundos, na base do pescoço do animal.

Publicado em 31.03.2010- Jornal do Commercio

Enviado por Danielle Romani

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!