Geralmente um dos sinais de que algo esta errado é percebido na pele e no pelo. Pode ser apenas um troca sazonal, um desequilíbrio na dieta ou um sinal de idade avançada, mas pode também indicar problemas sérios como disfunções hormonais ou estresse devido a uma doença mais grave. O banho e a escovação não são apenas importantes para garantir a higiene, são importantes também para checar a saúde de seu cãozinho, verificar se possui parasitas, dermatites, tumores etc.
Existem diferentes tipos de pêlos, que variam de comprimento e textura. Há desde cães com chumaços apenas na cabeça e na cauda, como com pelagem lisa até o chão. Todos devem ser escovados com regularidade, banhados quando necessário e muito bem secos, pois o excesso de umidade pode provocar coceiras e dermatites.
Seguem os exemplos mais comuns e como lidar com eles.
Cães de pêlo curto liso (Dobermann, Pinscher, Dachshund) tem manutenção simples: basta escová-los com luva de borracha uma ou duas vezes por semana e banhá-los com sabão ou shampoo a sua escolha quando necessário. Para pêlos mais densos (Labrador) os cuidados são os mesmos, apenas trocando a luva por um pente de metal.
- Segredinho: após o banho, passo um condicionador humano tipo "leave-in" (sem enxague) para cabelos secos. Não pesa como condicionadores normais e mantém a umidade natural.
Cães de pêlo crespo (Poodle, Bichon) e duro ( Schnauzers, Terriers) precisam de banhos semanais ou quinzenais, com shampoo neutro e condicionador não muito gorduroso (humano, para cabelos oleosos). No pêlo duro utilize o condicionador apenas nas patas, barba e franjas. A escovação pode ser feita a cada 2 ou 3 dias com rasqueadeira e pente, abrindo bem o pelo para evitar a formação de nós. Tosas periódicas são necessárias.
- Segredinho: mantenha o canal auditivo sempre livre de pêlos. Arranque-os quando estiver limpando as orelhas pois podem aumentar o acúmulo de cera.
Cães com sub-pêlo (Akita, Husky, Spitz, Collie) exigem maior atenção pois podem apresentar problemas de pele. Banho apenas quando realmente necessário (intevalos de no mínimo 1 mês), utilizando só shampoo neutro. A escovação pode ser feita semanalmente com uma escova de pinos, escovando no sentido contrário dos pêlos e finalizando com um pente para a retirada dos pêlos mortos.
- Segredinho: seque muuuito bem todo o cão, abrindo a pelagem, dando especial atenção ao pescoço, parte interna das coxas e "axilas", lugares que costumam ficar abafados.
Cães de pelo longo (Afghan, Yorkshire, Shih Tzu) e de franjas (Cocker, Setter) são mais trabalhosos mas chamam muita atenção quando bem cuidados. Os banhos podem ser semanais, utilizando shampoo neutro, condicionador (pode ser humano, para cabelos secos) e finalizando com condicionador "leave-in" (sem enxague). Precisam de escovação frequente para evitar a formação de nós, de 3 a 7 vezes por semana, dependendo do tamanho e volume da pelagem. Utilize uma escova de pinos, dando maior atenção ao pescoço, orelhas, parte interna das coxas e "axilas". Tente não arrancar ou cortar os nós, é melhor desfaze-los com as mãos. Finalize com o pente, dando especial atenção a orelhas, patas e rabo. Esses cães também podem ser tosados para facilitar a manutenção: além de aparar os pelos com a tesoura, pode-se passar a máquina sob as patas, entre os dedos, parte interna das orelhas e genitais sem comprometer a beleza.
- Segredinho: para manter-se livre de nós por mais tempo, experimente oléo mineral. Coloque-o em um borrifador de plantas e, após o banho com o pelo já seco, vá borrifando sobre toda a extensão, sempre evitando contato com a pele. O pelo ficará mais sujo e com péssimo aspecto, mas certamente mais protegido até o próximo banho.
Observações:
O intuito deste artigo é apenas orientar proprietários, dando dicas básicas de manutenção.
Os produtos citados são facilmente encontrados em lojas de animais. Shampoos e condicionadores humanos podem ser utilizados mas lembre-se de testá-los antes, o cão pode ser alérgico a algum componente. Coloque um pouquinho do produto na parte interna da coxa e espere 24 horas.
Não fique desapontado se, apesar de toda sua dedicação, seu cãozinho não ficar parecido com aquele da capa da revista. Esses cães são selecionados e criados especialmente para exposições, podendo receber alimentação diferenciada, suplementos e cuidados especiais que variam muito de criador para criador.
Lembre-se que sua dedicação será recompensada com um cão feliz, saudável...e muitos elogios!
Denise Zibelli
Handler e proprietária do Blazehill Show Dogs
www.showdogs.com.br
0 comentários:
Postar um comentário