Serie: "Quem faz Algo Mais pelos Animais" III

Maria Padilha e sua Pipoquinha
A personagem desta segunda-feira da serie ‘Quem faz algo mais pelos animais em Pernambuco” é Maria Padilha. Psicóloga e Mestra em Educação, Maria é uma ferrenha ativista dos Direitos dos Animais, membro da WSPA, presidente da AADAMA e idealizadora da Campanha “Eles não votam, mas nós sim”, que faz um alerta à sociedade e à classe política para a implementação das políticas públicas para os animais. Ela também é “Facilitadora de uma Cultura de Paz” com formação na UNIPAZ - Universidade mundialmente conhecida , mas infelizmente ainda não reconhecida oficialmente. O Trabalho de Maria Padilha nos enche de orgulho e de certeza que este mundo pode dar certo e que uma ERA de Paz e respeito pelos animais está chegando.

Blog: Quando e como começou a se preocupar com os direitos dos animais?


R- Como defensora autônoma nos últimos 11 anos e "oficialmente" como presidente da AADAMA (Associação dos Amigos e Defensores dos Animais e do Meio Ambiente) em torno de 06 anos. Comecei estudando (auto-ditada) sobre a causa animal, li livros, visitei vários sites, fiz pesquisa na internet e participei de grupos de defensores que já atuavam em defesa dos animais. Exemplo o AMAR - Amigos dos Animais de Rua e quando achei que já podia falar com conhecimento sobre os direitos dos animais sugeri a um grupo de defensores/parceiros a criação de uma ONG no caso a AADAMA.


Blog: o que mais lhe incomoda em relação ao descaso com os direitos animais?

A postura dos seres humanos que não respeitam e nem demonstram compaixão para com os animais. Os tratam sem cuidado, como se fossem um mero objeto material e não seres vivos que sentem dor, têm sentimentos e inteligência.
Além da morte indiscriminada de cães e gatos sadios, pelos Centros de Vigilância Ambiental, que não fazem esforços para mudar sua linha de atuação adequando-se ao 8o. Informe Técnico da OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE e começar a respeitar a vida desses seres vivos.
" Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra". Leonardo Boff

Blog: Quais ações vc já encampou para mudar esta realidade? E como esta a situação hoje

R- Bem melhor do que 10 anos atrás. A AADAMA atua fundamentalmente em três linhas de ação:

EDUCAÇÃO: Através de palestras e produção de material Pedagógico;

TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO: Professores das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares de vários Municípios, Alunos do curso da Policia Militar e Crianças e adolescentes de escolas particulares, estaduais e municipais.

ARTICULAÇÃO: Com autoridades, outros segmentos da sociedade civil e ONGs parceiras para a formulação de projetos para políticas públicas e o estabelecimento de ações que garantam o bem-estar e os direitos dos animais.

Além de outras ações e orientações aos cidadãos sobre: violação dos direitos dos animais, organização de eventos, participação e formação de parcerias com outros movimentos sociais que desenvolvem trabalhos correlatos e campanhas.

Exemplos: COLETAS ASSINATURAS JUNTO COM O FÓRUM NACIONAL DE DEFESA E PROTEÇÃO ANIMAL PARA APRESENTAÇÃO DO PL DO DEPUTADO AFONSO CAMARGO EM 2005; PASSEATAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O RESPEITO A VIDA DOS ANIMAIS E PROTESTO JUNTO AO CVA DE RECIFE; CRIAÇÃO DA CAMPANHA DO MOVIMENTO DE DEFESA ANIMAL “ELES NÃO VOTAM, MAS NÓS SIM” E CAMPANHA PELA CRIAÇÃO DA PROMOTORIA DE JUSTICA DE DEFESA ANIMAL DE RECIFE. (em andamento)


Blog: O que mais pode ser feito?

Quase tudo, mas nos últimos anos o movimento de defesa animal em níveis nacional e internacional vem crescendo muito à medida que nos tornamos mais consciente de que o ser humano não é o centro de tudo. Muito pelo contrário, os animais nos ensinam valores que infelizmente estão cada vez mais distantes do convívio entre as pessoas citando como exemplo a lealdade de um cão. Um bom caminho do que pode ser feito seria o estabelecimento de Políticas Públicas para um tratamento ético, humanitário e de respeito para com os nossos amigos animais. Quando esta mudança acontecer o Poder Público vai poder falar que está construindo uma cultura de paz.


Blog: considerações finais

Construir a paz é também respeitar os animais. O ser humano, o último a ser criado na escala da vida, esquece que todas as formas de vida estão interligadas na grande TEIA DA VIDA. Todos os seres vivos são interdependentes e se o ser humano não abrir-se para um novo Paradigma ( Biocêntrico) a vida no Planeta Terra corre sérios riscos com milhares de animais em extinção e conseqüência irreversíveis para toda a humanidade.

" Amor é a essência que tudo transforma, adoça a alma e ilumina a vida......"

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!