Como lidar com cães elétricos e hiperativos


Um dos muitos detalhes em que "cão também é gente" é no pique. Alguns cães são contemplativos e devagar-e-sempre, outros não param um instante, sempre inquietos, pulando em cima de tudo e de todos, cavando buracos quintal afora ou destruindo tudo, mesmo quando adultos. Sem dúvida, eles precisam que sua energia seja libertada e canalizada, para não virem a sofrer de apatia, carência, agressividade, excesso de latidos e até automutilação (quando o canino, não achando o que fazer, rói as próprias patas).
Obviamente, atividade física é ótima também para socializar o peludo. E veja só: muitas vezes, a hiperatividade é uma forma de exigir que o líder - você - lidere e dê atenção.

Dando uma volta sem rodeios

Se os humanos nasceram para andar e correr, imagine os caninos, com o dobro de pernas. Uma das formas mais básicas e prazerosas de gastar energia é o passeio. O ideal é no mínimo um por dia e com o dono, ou, se não for possível, com outro membro da família, faxineira ou passeador.
Se o cão disparar na frente, é sinal de que ele precisa de passeio e exercício mais frequentes. E convém não deixar que ele leve você, afinal, ele precisa ser lembrado, especialmente se tiver temperamento muito dominante, de que o líder é você. E ele pode também acompanhar você nas compras

Brincadeira tem hora - e pode ser agora

Os cães lembram crianças em muitos aspectos e gostar de brincar é um deles. Uma das atividades mais divertidas é atirar algo para o bicho ir buscar, como bolinha, vareta ou frisbee. Apostar corrida também é muito bom. Idem brincar de cabo-de-guerra, mas tem dois detalhes. Se o cão ainda for filhote, sua dentição estará se formando, portanto não puxe com muita força porque se ele ficar com os dentes doloridos, pode demorar e dar trabalho para ele querer brincar de cabo-de-guerra novamente. E nunca deixe o cão ganhar, para ele ter sempre certeza de que você é o líder.

Esconde-esconde é outra brincadeira divertida e saudável. Mas pega-pega não! A última coisa que se pode desejar é que o cão aprenda a fugir do dono. E não se esqueça: além da inteligência canina não se igualar à humana, a coordenação motora também é mais limitada. Evite apostar corrida com o cão em rampas ou escadas fazendo muito zigue-zague, pois ele pode cair.
E é melhor fazer várias sessões curtas de brincadeiras do que uma única longa, para evitar que o peludo fique muito cansado ou aborrecido.

de "Não" quando ele fizer menção de mastigar jornais, meias ou a comida da mesa. Mas deixe-o à vontade com seus ossinhos de borracha, caixas de papelão, ossos grandes ou, como sugere o expert em comportamento animal Alexandre Rossi, cocos verdes. Obviamente, cuidado com grampos de metal, lasquinhas de osso ou madeira, pecinhas pequenas e outros itens com risco de engolição prejudicial ou sufocamento.
E se em outra encarnação seu canino foi tatu ou engenheiro do Metrô, e adora abrir buracos, é bom providenciar caixas grandes (ou mesmo piscinas plásticas) cheias de areia, inclusive com maçãs e vegetais (brócolis, por exemplo) enterrados para o cão se divertir e se beneficiar ainda mais.


Por Ayrton Mugnaini Jr.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!