Artigo: Violencia e impunidade

Uma reflexão sobre a importância de agirmos em defesa dos animais

germano@ra-bugio.org.br

Como sabemos, a humanidade sempre foi inimiga dos animais e travou uma guerra sangrenta contra eles, que se intensificou nos últimos 10 mil anos. É uma guerra covarde porque os animais ficaram indefesos e estão acuando diante da população humana que se multiplica rapidamente.

Mas vivemos um momento histórico, onde alguns de nós, humanos, passamos para o outro lado, ou seja, para o lado dos animais e passamos a defendê-los deste massacre. Tornamo-nos fiéis aliados dos animais contra o pior inimigo.

Uma força que ganhamos recentemente é a internet, que está liquidando com o poder da mídia, que já não consegue controlar a mente das pessoas, mostrando só um lado que pode ser tanto o lado da verdade como da mentira, conforme as conveniências que visam sempre a audiência, ou seja, o lucro (dinheiro), e não necessariamente valores éticos.

O episódio das imagens hediondas do roubo de ovos de tartarugas em uma da Costa Rica, que são comprovadamente verídicas, mostrando claramente as pessoas saqueando os ovos para vender aos bares e restaurantes, diante das mamães tartarugas sem se importar do estresse que causam ao animal nesta hora (é a mesma coisa que roubar o filho de uma mãe durante o parto).

As imagens circulam com força na internet mesmo após as investidas da mídia tradicional tentando desmentir uma violência claramente registrada nas imagens. Em fevereiro, tivemos a nota publicada pelo projeto TAMAR, de autoria do coordenador do projeto do Aquário do Rio de Janeiro, o maior da América Latina (que vai manter em cativeiro 12 mil peixes). Todas as notas publicadas na internet defendendo o roubo de ovos foram massacradas com uma saraivada de comentários, com criticas severas e bem consistentes.

Esta nota do projeto TAMAR foi publicada em todos os portais. Não adiantou nada! As imagens continuaram circulando com mais intensidade ainda. Neste domingo, tivemos aquela explicação confusa do quadro Detetive Virtual, do Fantástico, que apenas repetiu esta explicação manjada e não surtiu nenhum efeito em deter a força da internet, nossa poderosa arma para defender os animais indefesos nesta guerra cruel e covarde que a humanidade declarou contra eles.

Devemos continuar lutando, divulgando o e-mail com as imagens e o artigo que escrevi defendendo os animais.

Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
http://www.ra- bugio.org. br/

Acompanhe nosso trabalho de Educação Ambiental nas escolas para salvar os animais
http://ra-bugio. blogspot. com/

Fonte: Anda

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!