Movimento de Defesa Animal pede Promotoria em PE.

Pernambuco poderá ter uma Promotoria de Justiça de Defesa Animal que agirá na repressão aos crimes cometidos contra os animais. Requerimento neste sentido, assinado por mais de 25 Entidades ligadas à Causa em Pernambuco, foi entregue, ontem, ao Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral do Estado, o Promotor Waldemir Tavares, em reunião com a Comissão do
Movimento de Defesa Animal.


Maria Padilha, Luiz Leoni e Dr. Waldemir Tavares ( crédito: dogmidia)

Além do requerimento oficial foram entregues ao Promotor duas cartas de apoio à criação da PJ em Pernambuco, uma da WSPA - World Society for the Protection of Animals- e a outra do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal.

Mostrando-se solidario e atento aos principais problemas expostos pela Comissão sobre denuncias de tortura e maus tratos a animais domesticos e animais de tração, Dr. Waldemir ainda reportou-se à questão dos animais de "Produção" mostrando-se favoravel a ações de "abate humanitario".

Quanto à principal reinvidicação da reuniao, ele pediu um prazo para estudar e avaliar, alegando a carencia de promotores no Estado e a necessidade de uma Lei para sua criação. Tambem não descartou a possibilidade, preliminar, da implantação de um Nucleo de Defesa Animal atrelado à Promotoria do Meio Ambiente, além de um trabalho de conscientização nas demais Promotorias do Estado, principalmente às do interior.


Comissão de Defesa Animal de PE ( crédito: dogmidia)

Varios Estados Brasileiros, a começar por São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo , Santa Catarina, Paraná e agora Pernambuco já estão nesta luta tendo em vista os altos índices de crueldade e danos em detrimento dos animais e a frequente impunidade dos infratores.

A conduta de quem “praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, tornou-se crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98. Apesar desses avanços legislativos, os animais continuam discriminados pela indiferença humana, pelo estigma da insignificância jurídica e pela vala comum destinada às condutas de menor potencial ofensivo.

A Comissão do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco foi representada na reunião por Dorothi Onis Linck , Simone Sales, Marta Dubeux, Luiz Leoni, Maria Padilha e a editora deste Blog.

2 comentários:

  1. Sem dúvida é um grande avanço em defesa dos animais.
    Mas torço que esta lei seja elaborada e votada o mais rápido possível e, se há carência de promotores no estado, que abra-se concurso público!!!

    Parabéns por mais esta vitória dos que lutam pela causa animal!

  1. Essa iniciativa é de extrema importancia para a defesa dos animais. A sociedade precisa apoiar essa e colaborar. Contem com meu apoio e solidariedade.

    Fernando Melo - Igarassu / PE
    fernando-melo@oi.com.br

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!