WSPA pede suspensão temporaria de Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica por problemas no Sudeste

Ocorrências como convulsões, falta de ar e até óbitos preocupam os donos de cães e gatos.

Nas últimas semanas centenas de animais que receberam a vacina antirrábica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram graves sintomas adversos como convulsões, falta de ar, tremores e falta de apetite. Infelizmente alguns animais vieram a óbito, assustando a população e fazendo com que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo suspendesse temporariamente a campanha em todo o estado.

Na capital paulista, das 567 reações notificadas entre os últimos dias 16 e 17, 38% foram consideradas reações adversas graves como falta de ar, episódios convulsivos e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade de São Paulo. Em Guarulhos, houve 40 reações adversas entre os 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto, chegando a um índice de reações adversas de aproximadamente 10% dos animais vacinados.

Até agora foram notificados ao Ministério da Saúde nove óbitos, sendo 2 na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, 4 casos nos municípios de São Paulo/SP e 3 casos em Guarulhos/SP em um total de 309.031 animais vacinados (cães e gatos). Porém, de acordo com informações não oficiais, há um número muito maior de casos não- notificados, que podem significar um aumento nos índices já registrados.

Vacina em cultivo celular utilizada desde 2009

Esta vacina em cultivo celular “tipo BHK” (cultivada em célula renal de hamster) foi introduzida no Programa em 2009 e utilizada previamente no Ceará, em Corumbá - MS, e posteriormente em toda a região Nordeste. De acordo com o Ministério da Saúde não foram registrados índices semelhantes de efeitos adversos graves e óbitos como na campanha deste ano. Foram adquiridas 30,9 milhões de doses do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), que possui parceria técnica com o Laboratório BIOVET, fabricante da maioria dos lotes da vacina distribuída este ano.

A maioria das vacinas animais e humanas possui em suas formulações agentes conservantes (como, por exemplo, o thimerosal) e agentes adjuvantes, que induzem a uma melhor resposta imunitária (como o hidróxido de alumínio) e muitos imunobiológicos que podem ocasionalmente causar reações. Mas as reações observadas nos últimos dias mostraram prevalência em gatos (85,3%) e nos cães de pequeno porte (em torno de 6,5 quilos de peso), e demonstraram índices maiores do que encontrados nos últimos anos no Brasil e descritos pela literatura especializada.

Vacinação antirrábica é tradição no país

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica é uma das mais importantes ações do poder público envolvendo animais e humanos já que, se transmitida pelo animal, a taxa de mortalidade em humanos chega a praticamente 100%. O Brasil tem longa tradição de vacinação antirrábica e usa hoje tecnologia superior à que utilizava em campanhas passadas. Daí a surpresa no número de reações adversas na campanha deste ano.

Em busca de mais informações, a WSPA Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Antropozoonoses no dia 20 de agosto e até a presente data, não obteve resposta do Ministério. No mesmo dia, o Ministério da Saúde divulgou nota esclarecendo que a campanha de vacinação antirrábica animal será mantida em todo o território nacional.

Segundo o Ministério, apesar das sérias reações adversas observadas em muitos animais, não há evidências, até o momento, que justifiquem a interrupção da campanha, pois os episódios de reações e óbitos estão abaixo do relatado na literatura internacional. Para o Ministério só um grande número de notificações justificaria a suspensão da campanha em todo o território nacional. Também o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reafirmou o monitoramento dos casos adversos na campanha que será primordial para qualquer tomada de decisão sobre a vacinação.

Fonte:© WSPA Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!