Pelo fim do abandono



Bélgica pode esterilizar todos os gatos até 2016

Um departamento do Governo belga propôs a esterilização de todos os gatos do país até 2016, como forma de combater o excesso de população dos animais, segundo a imprensa local.

O plano da seção de bem-estar animal do Serviço Federal de Saúde Pública deveria começar em 2011, e ser escalonado durante cinco anos, segundo o jornal La Meuse.

No início, está prevista a esterilização dos gatos dos centros de amparo aos animais, em seguida os felinos dos criadores e, por fim, os domésticos.

O objetivo é que, em 2016, todos os gatos estejam identificados, registrados e esterilizados.

Este projeto é consequência dos numerosos problemas que o excesso de gatos abandonados por seus tutores está causando no país.

Durante 2009, mais de um terço dos 37 mil gatos dos centros de apoio da Bélgica tiveram que ser sacrificados perante a impossibilidade de encontrar um lar para todos.

Só na cidade de Charleroi (200 mil habitantes) há entre 4 mil e 6 mil gatos sem lar, o que gera preocupações quanto ao sofrimento animal, além de limpeza e saúde pública, segundo fontes da Prefeitura, citadas na última semana pelo jornal Le Soir“.

Dos 589 municípios belgas, 207 têm já algum tipo de plano para promover a esterilização dos gatos a fim de lutar contra a superpopulação dos felinos.

A Gaia, uma organização de defesa dos direitos dos animais, lançou recentemente uma campanha a favor da medida.

Fonte: Terra

Enviada por Maria Padilha

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!