Não à Cavalgada em SC.


Na cidade de Nova Trento, interior de Santa Catarina, ocorre anualmente a Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina. É mais uma "festividade" que submete animais a situações degradantes e que resultam até na morte dos cavalos.

O evento vem sendo contestado pela população e, segundo relatos, tem incomodado inclusive à Igreja Católica, pois é realizado como "homenagem" à Santa Paulina.

A Cidasc, órgão ligado ao governo catarinense, está em vias de não permitir a realização do evento este ano.

Veja informações no blog do jornalista Raul Sartori:

Não à cavalgada - http://www.raulsartori.com.br/?p=823

Manifeste seu apoio a esta medida! Peça a proibição da cavalgada!
Envie mensagem para

(copie e cole): itajai@cidasc.sc.gov.br,seger@cidasc.sc.gov.br,12bpm3c3p3g@pm.sc.gov.br,pmacmt@pm.sc.gov.br,pmacmt@pm.sc.gov.br,pmap1ch@pm.sc.gov.br,giovanit@pc.sc.gov.br,drpbrusque@pc.sc.gov.br

Com cópia para
(copie e cole): sartori@matrix.com.br,otrentino@otrentino.com.br,cnbbsul4@cnbbsul4.org.br,cnbbsul4@gmail.com,redacao@diario.com.br,central@diario.com.br,fabiano.melato@diario.com.br

Veja abaixo a mensagem enviada pelo Instituto Nina Rosa e, se desejar, use-a como modelo.

Excelências,

Demonstrações de fé às custas do sofrimento alheio não é algo com o que se possa compactuar. É o que ocorre ao se promover, participar ou permitir o martírio e morte de cavalos na Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina, em Nova Trento, que em 2009 reuniu cerca de 5.000 destes animais, segundo informações da imprensa. Associar esta atrocidade à imagem de Amábile Lúcia Visintainer, muito ao contrário de uma homenagem, é uma afronta a sua memória e dissemina valores que nada tem a ver com a bondade e o amor que são os símbolos da vida de Santa Paulina.

Ainda que não houvesse a morte dos animais, como as que ocorreram no ano passado, o sofrimento que lhes é provocado por esta "cavalgada" de várias horas já bastaria para que esta prática fosse banida. Os relatos são de cavalos extenuados por percorrerem longas distâncias sem comida e água e puxando pesadas carroças lotadas por homens "aparentando sinais visíveis de embriaguês".

Solicitamos às autoridades da Cidasc e da Polícia Civil e Militar que não permitam a realização deste dantesco "espetáculo", cujas práticas ferem frontalmente a legislação vigente (artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9605/98).

Que interesses econômicos e políticos não se sobreponham a valores fundamentais, como o da compaixão ensinada por Santa Paulina. Que a fé seja manifestada com exemplos de bondade e respeito à vida, e não submetendo-se animais à tortura.

Solicitamos providências de VV. Ex.as no sentido de coibir tais práticas.

Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
www.institutoninarosa.org.br
Fone/fax: (11) 3868-4434 / 3868-4273

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!