Novas recomendações da WSPA

A importância da notificação

Os médicos veterinários orientam a todos notificarem aos órgãos de saúde e vigilância sanitária de seus municípios, sobre qualquer efeito colateral que o animal tenha apresentado, mesmo os mais leves, como apatia ou febre. Em caso de óbito, é muito importante obter pareceres médicos-veterinários e laudos necroscópicos que deverão ser também encaminhados a estes órgãos.

A WSPA Brasil sugere um programa permanente de notificações, com um help line ou website onde os veterinários privados e os que trabalham nos CCZs e/ou CVAs, possam reportar os efeitos colaterais e as reações adversas comuns ou incomuns apresentadas durante as campanhas. Haveria assim a unificação e a compilação dos dados nacionais destes informes como já existe em outros países. Medida esta que ajudaria muito nas investigações e na prevenção de graves ocorrências.

WSPA a favor da suspensão temporária


Cientes da importância do Programa de Raiva, que distribui gratuitamente a vacina em todo Brasil e dos resultados satisfatórios principalmente no controle da raiva canina, que está perto de ser erradicada, a WSPA Brasil receia que este fato abale a confiança da população nesta tão importante campanha. E que a adesão a futuras campanhas diminua, trazendo graves prejuízos a médio e longo prazos.

A WSPA Brasil, em nome de suas 103 afiliadas de todo o país, manterá contato com o Ministério da Saúde e com a empresa BIOVET, procurando esclarecimentos quanto às possíveis causas destes graves acontecimentos. E principalmente solicitando providencias urgentes para que não ocorram mais adversidades nos outros estados onde a vacinação ainda não se iniciou ou ainda não foi suspensa.

Desta forma e diante de todos esses fatos, a WSPA Brasil sustenta como ação preventiva a suspensão temporária da vacinação em todo território nacional, até todas as investigações serem concluídas e o problema solucionado, assegurando o bem estar dos animais e a credibilidade das futuras vacinações que ajudarão no controle desta terrível zoonose.

Fonte: WSPA

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!