O debate sobre esterilização.

Castrar os animais de estimação é uma questão de consciência, já que a superpopulação, principalmente de cães e gatos, é um problema sério. Para os proprietários que não querem submeter o cão a uma cirurgia, com todos os riscos e inconvenientes envolvidos, foi apresentado durante a Pet South America, realizado na semana passa, em São Paulo, uma alternativa inovadora: a esterilização química.

Trata-se do Infertile, um medicamento que provoca a perda da capacidade reprodutiva de cães machos sem a necessidade de cortes, mutilações ou problemas típicos de uma cirurgia, como anestesia, infecções e dor. Segundo a Rhobifarma, laboratório sediado em Hortolândia- SP, com o produto, um procedimento que até então era cirúrgico passa a ser ambulatorial, ou seja, pode ser feito no consultório ou em campo (em campanhas de castração em massa, por exemplo).

O Infertile é composto, entre outros materiais, pelo zinco, mineral presente no sistema reprodutor de humanos e animais. Com apenas uma aplicação em cada testículo, segundo o laboratorio, o cão fica definitivamente infértil em menos de 30 dias, com alto impacto no comportamento e na libido. A esterilização química é feita de forma rápida e tranquila e logo após a aplicação do medicamento o animal é liberado. Para evitar qualquer desconforto são utilizadas agulhas ultrafinas (as mesmas usadas para a aplicação de insulina em humanos) e é administrado um protocolo de analgesia desenvolvido pela Faculdade de Veterinária da Unesp, de Botucatu (SP).

Outra vantagem que eles apresentamn é o custo, cerca de 70% menor do que a cirurgia, o que seria ideal para todos, inclusive para a população de baixa renda, que muitas vezes não castra o animal por falta de dinheiro.

O veterinario Werner, membro da ONG Internacional Veterinarios Sem Fronteiras, radicado em Recife,  é um dos maiores especialistas em castração e  não é um entusiasta desta nova técnica. Ele alega que a cirurgia tradicional, que hoje é pouco invasiva, dá 100% de garantia no procedimento, ao contrario da quimica, que aponta 79% de garantia de sucesso, o que ele acha pouco. Werner ainda se reporta a um episodio envolvendo um protetor pernambucano que mandou aplicar a injeção no seu cão e o testiculo desintegrou. " Creio que falta uma padronização e mais estudos para se implantar esta técnica no Brasil. Para se ter uma ideia, o americano que inicialmente desenvolveu este produto foi à falencia", afirmou.

Fontes: Assessoria de imprensa Rhobifarma.
Dr. Werner- fone: (81) 3445.9204

1 comentários:

  1. Ricardo Lucas disse...:

    Diferentemente do informado pelo veterinário Werner, o método de esterilização química, se aplicado corretamente, causa infertilidade em 100% dos animais em até 30 dias, com impacto na libido e efeitos irreversíveis.

    Já a afirmação de que o americano que desenvolveu um produto similar entrou em falência é incorreta. Até onde sabemos tal empresa continua em atividade e com planos de expansão para diversos Países.

    Gostaria de salientar que o Infertile, primeiro esterilizante químico no país, é um produto ético, ou seja, só pode ser aplicado por médicos veterinários treinados. Desde o lançamento oficial, em março de 2009, milhares de cães já foram esterilizados com o Infertile em diversas cidades brasileiras e sem o registro de complicações, o que confirma a alta segurança do produto.

    Sobre o episódio do protetor pernambucano, seguramente o produto utilizado não foi o INFERTILE, uma vez que nosso produto é seguro e não causa o tipo de lesão relatada pelo veterinário em questão.

    Atenciosamente,

    Ricardo Lucas, médico veterinário e sócio-diretor da Rhobifarma

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!