Castrar os animais de estimação é uma questão de consciência, já que a superpopulação, principalmente de cães e gatos, é um problema sério. Para os proprietários que não querem submeter o cão a uma cirurgia, com todos os riscos e inconvenientes envolvidos, foi apresentado durante a Pet South America, realizado na semana passa, em São Paulo, uma alternativa inovadora: a esterilização química.
Trata-se do Infertile, um medicamento que provoca a perda da capacidade reprodutiva de cães machos sem a necessidade de cortes, mutilações ou problemas típicos de uma cirurgia, como anestesia, infecções e dor. Segundo a Rhobifarma, laboratório sediado em Hortolândia- SP, com o produto, um procedimento que até então era cirúrgico passa a ser ambulatorial, ou seja, pode ser feito no consultório ou em campo (em campanhas de castração em massa, por exemplo).
O Infertile é composto, entre outros materiais, pelo zinco, mineral presente no sistema reprodutor de humanos e animais. Com apenas uma aplicação em cada testículo, segundo o laboratorio, o cão fica definitivamente infértil em menos de 30 dias, com alto impacto no comportamento e na libido. A esterilização química é feita de forma rápida e tranquila e logo após a aplicação do medicamento o animal é liberado. Para evitar qualquer desconforto são utilizadas agulhas ultrafinas (as mesmas usadas para a aplicação de insulina em humanos) e é administrado um protocolo de analgesia desenvolvido pela Faculdade de Veterinária da Unesp, de Botucatu (SP).
Outra vantagem que eles apresentamn é o custo, cerca de 70% menor do que a cirurgia, o que seria ideal para todos, inclusive para a população de baixa renda, que muitas vezes não castra o animal por falta de dinheiro.
O veterinario Werner, membro da ONG Internacional Veterinarios Sem Fronteiras, radicado em Recife, é um dos maiores especialistas em castração e não é um entusiasta desta nova técnica. Ele alega que a cirurgia tradicional, que hoje é pouco invasiva, dá 100% de garantia no procedimento, ao contrario da quimica, que aponta 79% de garantia de sucesso, o que ele acha pouco. Werner ainda se reporta a um episodio envolvendo um protetor pernambucano que mandou aplicar a injeção no seu cão e o testiculo desintegrou. " Creio que falta uma padronização e mais estudos para se implantar esta técnica no Brasil. Para se ter uma ideia, o americano que inicialmente desenvolveu este produto foi à falencia", afirmou.
Fontes: Assessoria de imprensa Rhobifarma.
Dr. Werner- fone: (81) 3445.9204
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Blogger templates
Blogger news
Blog Archive
-
▼
2010
(761)
-
▼
outubro
(54)
- Mãe é mãe.....
- Os animais são seres inteligentes e com sentimentos.
- Para impedir a extinção das baleias em massa.
- A Qualidade dos Gatos
- Artigo: É o Bicho!
- Meu cachorro, minha vida -1
- Solidariedade animal!!!!!
- Grande avanço!!!!
- Conte a sua estoria de adoção.
- Adotar faz bem ao corpo e à alma.
- Comercial sensível.
- A Campanha continua.
- Bebês para adoção.
- CVA de Jaboatão recebe visita do Movimento de Defe...
- Habeas corpus para libertar chimpanzé
- A Super mãe.
- Dachshund perdido
- Blog comemora um ano no ar!
- Muito Amor.
- Parece um gatinhooooooo
- http://www.maxolimpiadas.com.br/
- Bichos // O passeio está garantido
- A "engenharia" da natureza.
- Utilizar animais em pesquisa científica: certo ou ...
- A gatinha mochileira.
- O Cãozinho mais prestativo do mundo.
- O fim da tourada em Portugal.
- Cacau pode ser sua. Ligue!
- Movimento de Defesa Animal pede re-ativaçao do Con...
- Show de cães.
- Filhotinha precisa ser resgatada.
- O debate sobre esterilização.
- Feliz dia das Crianças.
- Oração à Nossa Senhora Aparecida.
- Você já sentiu um cansaço desses?
- Dormindo com o melhor amigo.
- Feira apresenta novidades do setor pet: milhões de...
- Oracão pelos animais.
- Ministerio da Saúde suspende vacinação.
- Puff voltou para casa.
- Mensagem para reflexão.
- Movimento de Defesa Animal fiscaliza Lei do Direit...
- Documentário “SILVESTRE NÃO É PET!” será lançado e...
- Movimento faz doação de ração.
- Santuario para gatos na Florida(EUA)
- Comercial de TV: Cão perdido.
- Dia do animal comemorado com vacinação e ação cont...
- Um recado para André.
- Artigo: O dia dos Animais
- Cerimonia das velas
- Blog visita fazenda-modelo em Gravatá.
- O Reiki nos animais.
- Dia dos Animais!
- Vote na Mimi e doe 1 tonelada de ração.
-
▼
outubro
(54)
Diferentemente do informado pelo veterinário Werner, o método de esterilização química, se aplicado corretamente, causa infertilidade em 100% dos animais em até 30 dias, com impacto na libido e efeitos irreversíveis.
Já a afirmação de que o americano que desenvolveu um produto similar entrou em falência é incorreta. Até onde sabemos tal empresa continua em atividade e com planos de expansão para diversos Países.
Gostaria de salientar que o Infertile, primeiro esterilizante químico no país, é um produto ético, ou seja, só pode ser aplicado por médicos veterinários treinados. Desde o lançamento oficial, em março de 2009, milhares de cães já foram esterilizados com o Infertile em diversas cidades brasileiras e sem o registro de complicações, o que confirma a alta segurança do produto.
Sobre o episódio do protetor pernambucano, seguramente o produto utilizado não foi o INFERTILE, uma vez que nosso produto é seguro e não causa o tipo de lesão relatada pelo veterinário em questão.
Atenciosamente,
Ricardo Lucas, médico veterinário e sócio-diretor da Rhobifarma