Blog visita fazenda-modelo em Gravatá.

 À convite da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) capitaneada em Pernambuco pelo colega Luiz Felipe Moura, o Blog passou o último final de semana no Hotel-Fazenda Portal de Gravatá, juntamente com outros jornalistas pernambucanios, participando de programação para homenagear os 25 anos deste charmoso empreendimento agrestino e os 26 anos da Abrajet-PE.

A vida no campo é um grande atrativo para quem mora nas cidades e não tem o privilegio de conviver com animais, árvores e plantas, especialmente as crianças que crescem sem conhecer uma galinha ciscando feliz no terreiro.
 O Hotel dispõe de uma fazenda modelo, cortada pelo Rio Ipojuca, no qual é propiciado um ambiente para o convívio com a vida no campo. Pode-se beber o leite retirado na hora da vaca, alimentar os filhotes de animais , andar de charrete, carro de boi, carro de carneiro e cavalgar em trilhas ecológicas .

A fazenda tem criação de cavalos, gado de leite, bode, carneiro, patos, gansos, galinhas, codornas, coelho, perus, porcos e peixes. Os animais são bem cuidados, bem alimentados e vivem em áreas livres

As crianças aprendem sobre preservação ambiental, com reciclagem, racionamento de água, tipos de energia alternativa e ainda tiram o leite da vaca e dão mamadeiras aos filhotes.

Produção Mais Limpa

O Hotel Fazenda Portal de Gravatá é líder na implantação de programa que privilegia a ecologia. Por conta disso, o Portal de Gravatá foi escolhido como empresa piloto do Programa Nacional de Produção Mais Limpa.

» Sistema de Reciclagem da água da lavanderia - este projeto prevê a reutilização de 70% da água consumida na lavanderia através da filtragem e tratamento químico da água consumida pela própria lavanderia.

» Sistema de reciclagem da água de banho e lavatório - este sistema promove o tratamento/filtragem de toda água originada dos chuveiros e lavatórios dos apartamentos e posterior retorno às descargas sanitárias dos apartamentos. Este sistema alem de permitir substancial economia de água, reduz o volume de resíduos lançados nos mananciais locais. O hotel foi preparado para esta função, através da instalação de redes separadas de esgoto dos chuveiros e lavatórios.
» Sistema de biogestor anaérobico - toda a água originada nas bacias sanitárias é direcionada ao sistema de biodigestor, o qual gerará gás a ser utilizado na cozinha e lavanderia do hotel.

» Criação de porcos - os porcos criados no hotel são alimentados com cascas de frutas, verduras e legumes que sobram da cozinha, bem como de toda sobra de alimentos que retornam do restaurante. Os excrementos dos porcos são misturados a serragens de madeira e folhas secas e se transformam em adubo a ser utilizado no capim que alimenta o gado.

» Irrigação - o resíduo originado do biodigestor passa por filtros e em seguida é lançado no capim para irrigá-lo.

» Adubo Orgânico - as folhas originadas da varrição do campo são armazenadas em valas e se transformam em adubo orgânico, que é utilizado no jardim do hotel.

» Energia Solar - 50% dos apartamentos do hotel já são dotados de energia solar para aquecimento da água de banho, promovendo substancial economia de energia elétrica. Futuramente o sistema será ampliado para os demais apartamentos.

» Coleta seletiva de lixo - depósitos especiais nas cores padrão são distribuídos nas áreas do hotel e Apart-Hotéis para coleta seletiva de vidro, plástico, metais e papel.

Agradecemos e parabenizamos à familia Cavalcanti,  através dos irmãos Eduardo e Roberto, pela calorosa e simpática acolhida e pelo sucesso deste empreendimento que é pioneira em Pernambuco e acredito no Nordeste, de empresa preocupada com o meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!