Bichos // O passeio está garantido

Para manter os músculos bem treinados, caminhar é obrigatório. Na falta de tempo, chame um dog walker


Fonte: Alice de Souza // Especial para o Diario de Pernambuco
alicesouza.pe@dabr.com.br


Todo dono de cachorro sabe: basta balançar a chave ou andar em direção à porta, dando a entender que vai passear, para os bichinhos de estimação ficarem animados. Os passeios são estimulantes físicos e mentais para o animal, mas demandam um tempo e um esforço dos donos. Muitas vezes eles deixam de ser realizados. Para suprir a necessidade dos cães e conciliá-la com a rotina dos proprietários, surgiu, nos Estados Unidos, a profissão de dog walker (passeador de cães).

Ainda incipiente no Recife, a atividade já toma conta de outras metrópoles do país. No início, os profissionais da área eram, na verdade, vizinhos e amigos que precisavam descolar uma grana extra no fim do mês, mas aos poucos o trabalho foi se profissionalizando e hoje é comum ver muitos adestradores que acumulam a função de dog walker. Maviael Bernardo, um dos pioneiros no estado, trocou a atividade militar para dedicar-se ao adestramento e passeio de cães. "Há três anos, a atividade começou a ganhar fôlego na cidade, mas para trabalhar na área é necessário entender de psicologia canina e clínica veterinária", afirma.

Segundo o passeador Andrey Stok, que atua há dois anos na área, também é necessário saber lidar com os bichos e ter noção dos limites. "O ideal é andar com no máximo três cachorros para dar atenção a todos e evitar problemas com a segurança das pessoas na rua. A consciência de levar a sacolinha para recolher os dejetos é um dos primeiros princípios", diz.

Passear com os cães é fundamental para desenvolver habilidades motoras e manter a saúde do animal. "O passeio desenvolve a sociabilização do bicho com odores, pessoas, barulhos e com outros animais", explicou Maviael. De acordo com ele, a caminhada também evita o desenvolvimento de obesidade e doenças cardiovasculares, tonifica os ossos, promove a aproximação do dono com o animal e evita o surgimento de sintomas de estresse. O ideal é identificar o porte do cachorro, para ajustar o tempo de caminhada, e realizar aatividade no início da manhã ou no fim da tarde

SERVIÇO:

Andrey Stok- 8882.4485- 3325.4485
Maviael Bernardo - 9728.4504/ 8798.4531/ 9115.6821

Jimmy Lima - 8613.0882

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!