Feira apresenta novidades do setor pet: milhões de animais abandonados não têm acesso.

Para ONG Arca Brasil, controle populacional  de animais também é ‘artigo pet de luxo’

Está acontecendo até hoje (08), em São Paulo, a 9ª Edição da Pet South America, considerada a principal feira do setor pet da América Latina, segmento que inclui alimentos, medicamentos, serviços veterinários, equipamentos e acessórios, entre outros, e movimentou R$ 9,7 bilhões em 2009, com estimativa de crescimento de 4% para este ano. Entretanto, toda esta riqueza de produtos e serviços ainda está restrita a uma minoria.

“O mercado pet não se preocupa como deveria com os milhões de animais abandonados pelo País. Faria todo o sentido se as empresas investissem parte de suas receitas em programas de ‘inclusão social’ que beneficiassem a população de animais carentes, porém, infelizmente isso não acontece”, diz Marco Ciampi, presidente da Arca Brasil, organização não governamental que luta pela defesa dos direitos dos animais. “A solução seria converter animais em pets, verdadeiros membros da família”, resume.

A superpopulação de cães e gatos, originada na procriação sem controle, é a principal causa do abandono, o que gera muito sofrimento e mortes que poderiam ser evitadas, além de incidentes com humanos e a proliferação de zoonozes.

O Brasil terá estimados 33 milhões de cães em 2012 (Anfalpet). A cidade de São Paulo conta hoje com uma população de 2,6 milhões desses animais (FMVZ-USP) e calcula-se que 10% deles, ou seja, 260 mil animais estejam em estado de abandono ou sem um lar de referência. A principal saída para o problema, já praticada em países como os EUA, está na conscientização dos proprietários e nas ações preventivas como a castração, entre outras.

Fonte: ARCA Brasil.
Associação Humanitária de Proteção e Bem Estar Animal é uma organização não governamental criada em 1993 em São Paulo e com alcance nacional. Não tem fins lucrativos nem vínculos partidários ou religiosos. Há 17 anos cumpre um papel essencial no país, intermediando os setores de saúde pública, de veterinária e as demais entidades de proteção, visando reduzir o sofrimento dos animais, em todas as suas formas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!