CVA de Jaboatão recebe visita do Movimento de Defesa Animal.

A equipe/Jaboatão-Cabo , do Movimento de Defesa Animal de Pernambucio(MDA) reuniu-se com a Coordenação da Comissão de Vigilancia Ambiental- CVA, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a exemplo de Recife, para analisar a execução da Lei do Direito à Vida Animal ( proibe eutanasia de Animais Sadios).

A Entidade Jaboatonense, à exemplo do Recife, acredita que cumprir a Lei se restringe a não eutanasiar os animais sadios e assim, nao os recolhe da rua. Neste aspecto, nao está adotando as  medidas sanitárias e de proteção que objetivam o controle reprodutivo de cães e gatos na forma regulamentada pela Lei Estadual  14.139 no seu  Art. 2º  que afirma:

As medidas sanitárias e de proteção serão realizadas através da:
I - identificação e registro do animal; II - esterilização cirúrgica; III - adoção de campanhas educacionais para a conscientização pública da realização das atividades descritas nos incisos I e II.


A Coordenadora do CVA,  a Veterinaria Rodriga Zovkar, afirma que já tem um projeto para ampliação do espaço e assim ter condições de recolher e cuidar da saúde destes animais e colocá-los para adoção e , para tanto, licitação neste sentido já está em andamento.

Informou ainda, que a parceria  para esterilização de animais nas comunidades será retomada, ainda este ano, ou com a UFRPE , como já aconteceu no passado, ou com outra Entidade Veterinaria, abrangendo todo o municipio. Rodriga ainda se dispôs a realizar uma grande Feira de Adoção, juntamente com as ONG's de Defesa Animal, em algum local a ser definido.

O MDA se comprometeu a levar, na próxima reunião marcada para o dia 05, uma proposta para instalação de um Conselho Gestor no CVA, que a exemplo do de Recife, permitirá a participação das ONG's  na execução das Politicas de Saúde de responsabilidade do Centro de Vigilância Animal.

Para Luiz Leoni( Brala) , membro do MDA,  a reunião foi positiva e concorre , principalmente, para se obter resultados significativos às campanhas de esterilização que devam ser feitas nas comunidades . Stella Maris (Savama) também considerou a reunião proveitosa, principalmente pelo interesse demonstrado em dar continuidade às campanhas de esterilizaçao em massa, que já foram realizadas, no passado, com algumas Ong´s de Defesa Animal.

Participaram da reunião, pelo CVA, além de Rodriga Zovkar, Lourdinha e José Neto; e pelo MDA, Stella Maris Guanabara e Patricia Calheiros (Savama); Drs Cristiane e Werner Payme (VSF);  Luiz Leoni (Brala)Neuma Cordeiro e a editora deste Blog.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!