Dia do animal comemorado com vacinação e ação contra a dengue

As secretarias municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos lembram o Dia Internacional dos Animais nesta terça-feira com uma ação educativa sobre a posse responsável de animais domésticos e a venda clandestina de animais silvestres. As atividades acontecem esta manhã no Mercado da Madalena. Haverá orientação profissional, vacinação de cães e gatos e dicas sobre riscos e prevenção à dengue.

Um laboratório montado no local vai demonstrar o desenvolvimento do mosquito desde a fase inicial até a adulta. Já a equipe da Brigada Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente faz uma exposição sobre o trabalho que é desenvolvido nas ruas do Recife. Alunos da Escola Municipal Sítio do Berardo também participarão das atividades, aprendendo, na prática, como evitar a proliferação do mosquito da dengue e noções sobre posse responsável.

É a primeira vez que a data é lembrada no Recife, onde, segundo números do Centro de Vigilância Ambiental da PCR, existe uma população de aproximadamente 200 mil animais. O Dia Internacional do Animal é lembrado desde 1930. A data foi escolhida no Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria. Por São Francisco de Assis ser o santo protetor dos animais, foi declarado o dia de sua morte como o Dia Mundial do Animal.

Conheça a Declaração Universal dos Direitos dos Animais:

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

3 - Nenhum animal deve ser maltratado.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.

6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.

9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

1 comentários:

  1. Maria Padilha disse...:

    Parabéns! Muito boa esta iniciativa das Secretarias envolvidas. As entidades de defesa animal sempre desejaram esta ação educativa/preventiva de posse responsável de animais domésticos junto com o trabalho da Dengue. Agora sim! estamos vendo isto acontecer muito bom mesmo! Esta ação que envolve pessoas e animais justamente no Dia do Animal, comemorado também pela primeira vez pela PCR, já que todos os anos entidades e defesa animal celebram este dia , seja o inicio de uma mudança de paradigma e se torne um programa permanente: DENGUE X POSSE RSPONSÀVEL DE ANIMAIS DOMÈSTCOS onde todos: sociedade, animais e CVA se beneficiarão.
    Maria Padilha
    Presidente da AADAMA

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!