Denuncie Maus Tratos pela LINHA VERDE

Anote na agenda. Podemos precisar.

PARA DENUNCIAR:

cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, maus tratos de animais, queimada, contra servidores, irregularidades administrativas, pesca predatória, entre outros;

O telefone da Linha Verde é 0800-61-8080.

A ligação é gratuita de qualquer lugar do Brasil.

As denúncias também podem ser feitas pelo site do IBAMA: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/formulario_solicitacao_auxilio.php

O QUE É A LINHA VERDE?

A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do IBAMA, mais conhecida como a Central de Atendimento - 0800-61-8080, ligação gratuita, disponibilizada para todo o Brasil, onde o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do IBAMA.

COMO DENUNCIAR

É importante que o cidadão apresente dados claros e precisos sobre a denúncia a ser formulada;
A insuficiência de dados, na maioria das vezes, impossibilita ou retarda o atendimento da denúncia;
Os dados cadastrais do informante (nome, telefone, endereço) são mantidos em sigilo, visando resguardar a sua integridade física e conforme preceitua o direito individual dos cidadãos em relação à inviolabilidade de sua intimidade;
É necessário informar com clareza qual o tipo de crime que está ocorrendo, exemplo: cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, maus tratos de animais, queimada, contra servidores, irregularidades administrativas, pesca predatória, entre outros;
Dados precisos sobre a localização são indispensáveis para o registro da denúncia:

- Em área urbana:

Estado, município, bairro, rua, o número da residência, ponto de referência, e, se possível, informar o nome ou apelido do suposto infrator.

- Em área rural:

Estado, município, distrito, estrada (nome), quilômetro, em qual direção, exemplo: saindo do município X em direção ao município Y. Se necessário seguir por alguma entrada, informar se o dano ambiental está às margens direita ou esquerda. Citar pontos de referência. E, se possível, informar o nome ou apelido do suposto infrator.

A riqueza de detalhes sobre a localização é fundamental para que a fiscalização possa encontrar com agilidade o local do suposto crime.
Caso tenha alguma dúvida sobre os dados a serem informados, entrar em contato com a Central de Atendimento - Linha Verde - através do telefone 0800-618080, onde nossas atendentes poderão esclarecer suas dúvidas e registrar sua denúncia.
É Importante esclarecer que, após o encaminhamento da denúncia para atendimento, a unidade responsável terá um prazo de até trinta dias para se manifestar.

TIPOS DE OCORRÊNCIAS RECEBIDAS PELA OUVIDORIA

A Ouvidoria do IBAMA recebe em seus diversos canais de comunicação as seguintes manifestações da sociedade:

Reclamação - é uma queixa, uma manifestação de desagrado, um protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou servidor público.

Sugestão - é uma idéia, ou proposta, visando o aprimoramento dos processos de trabalho.

Solicitação - é um pedido de informação ou atendimento.

Elogio ou Agradecimento - é uma demonstração de apreço, reconhecimento, satisfação por um serviço recebido.

Manifestação - é o ato ou efeito de manifestar expressão pública de sentidos ou opiniões coletivas.

Denúncia - é a comunicação de um crime, um delito, uma irregularidade, ou ato que descumpre as normas legais.

Fonte: IBAMA

8 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    oi tenho uns vizinhos que tem cachorros tem uns quatro ele todas a horas apanha muito,essa pessoas fazen muito mau os cachorros ta tao magro eles nem late mais o caso e serio aki.
    entre em contatos urgente
    meu msn to toda hora online
    alandellon2007@hotmail.com

  1. Anônimo disse...:

    Bom Dia
    eu gostaria de saber o seguinte, eu mandei uma mensagem para um amigo no site do orkut e vi uma mensagem no orkut dele que uma pessoa estava pedindo para denunciar isso, era dois covardes que estava maltratando um caozinho, eles amarraram uma corda ou um linha no pescoço do filhotinho e puxava para o alto como se estivesse enforcando, isso me cortou o coração e eu gostaria de saber o que fazer nessa situação. o que devemos fazer sendo que eu não conheço esses dois covardes. eu mandei a foto deles para muitos do meu orkut e pedi para espalhar para ve se caia nas mãos de uma autoridade para dar uma punição para eles sendo que a cara deles são mostradas na foto.
    aguardo rssposta desse recado.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Ola Allan Delon. Sua denuncia foi encaminhada diretamente para a delegacia do Meio Ambiente. Anote os contatos: Delegacia do Meio Ambiente (81)3184.7119 e 3184.7121 e o email: dp.meioambiente@gmail.com. Os Delegados são Drs: Verônica e Geraldo. Horario de funcionamento segunda a sexta das 08:00 ás 18:00 hs.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Quanto ao outro comentario nao identificado, eu tb recebi este e-mail. Nao ha nada a fazer pois os autores sao desconhecidos. Vc fez certo, encaminhar p ver se alguem os reconhece. Caso vc saiba de maus tratos em Pernambuco, o caminho é Delegacia do Meio Ambiente (81)3184.7119 e 3184.7121 e o email: dp.meioambiente@gmail.com.

    Os Delegados são Drs: Verônica e Geraldo. Horario de funcionamento segunda a sexta das 08:00 ás 18:00 hs.

    abs

  1. Anônimo disse...:

    Gostaria de saber se deixar de dar banho no animal ao qual ele fica todo cheio de carrapatos, deixar ele na rua e não lhe dar comida é digna de uma denúncia de maus tratos, tenho muita vontade de tomar uma atitude, de denunciar essas pessoas ao qual se dizem pessoas mas na verdade são os próprios animais piores do que os animais que eles dizem ser seus.
    E gostaria de saber também se essas denúncias por e-mail e telefone funcionam mesmo e quanto tempo leva para ir até a casa desses desumanos e passar um corretivo neles? Pois os animalzinhos tem pressa, são eles quem estão sofrendo.
    Outra dúvida que tenho é que quando é detectado maus tratos o que acontece com o animal? Eles são levados para algum lugar? Tenho dúvidas em denunciar por conta disso, pois conheço pessoas que dizem que os animais são levados pela carrocinha para serem mortos e virarem sabão, isso procede?

    Me ajudem a tirar essas dúvidas, por favor, pois preciso tomar uma atitude para defender essas criaturas de que eu gosto muito, pois sou louca por animais, tenho uma paixão incondicional por esses seres.

    Aguardo ajuda.

    SS. Anônima de Recife/PE.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    1- Sim, isto se constitui crime de MAUS TRATOS, com penas previstas na lEI DE cRIMES aMBIENTAIS, ARTIGO 32. Se quiser, me mande um e-mail- dogmidia@terra.com.br que envio o teor da Lei.

    2- A denuncia pode ser anomima ou na delegacia, levando provas como fotos etc....

    Delegacia do Meio Ambiente (81)3184.7119 e 3184.7121 e o email: dp.meioambiente@gmail.com. Os Delegados são Drs: Verônica e Geraldo. Horario de funcionamento segunda a sexta das 08:00 ás 18:00 hs.

    3- Com a sanção da Lei do Direito à Vida, nenhum animal sadio pode ser morto no CVA.Agora é LEI. Os animais resgatados de maus tratos são cuidados e postos para adoção pelas ONGS.


    4- Obrigada pelos cuidados com os animais. Faça a sua parte!!! eles dependem de VOCE!!!!!
    Boa sorte!!!!


    "Ninguém cometeu maior erro se não aquele que deixou de fazer algo só porque poderia fazer muito pouco".

  1. Anônimo disse...:

    Posso dar queixa de uma pessoa que agrediu meu animal e ameaçou ele de morte falando que iria sumir com ele para que essa pessoa fique longe do meu bicho de estimação e se algum acontecer a ele essa pessoa possa ser responsabilizado.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    CLARO QUE PODE...VA EM QUALQUER DELEGACIA PERTO DE VC E PRESTE A QUEIXA...DE PREFERENCIA COM TESTEMUNHAS DO FATO. ABS

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!