Palestra sobre Proteção Animal: Imperdível!

Amanhã(03), em comemoração ao Dia do Biólogo, Guilherme Carvalho estará proferindo uma palestra sobre um tema interessantíssimo para todos os que convivem com os animais, sejam protetores/defensores, ou não.

A palestra será aberta ao público e se destina a todos os que estiverem interessados em aprender mais sobre a proteção dos animais. Segundo Guilherme, "pretendemos trazer uma síntese do que é, hoje, o movimento de proteção animal no mundo - através da discussão de alguns de seus fundamentos, as principais abordagens hoje predominantes neste movimento e as tendências para os próximos anos", afirmou.



Primeiramente será discutida uma parte da fundamentação ética para a proteção aos animais, com destaque para a senciência (capacidade de sofrer e experimentar prazer) e o especismo (discriminação de indivíduos tendo como base a espécie biológica à qual eles pertencem).

Em seguida, serão explicadas as principais vertentes ideológicas da causa animal - tais como os chamados abolicionismo e bem-estarismo - discutindo suas coincidências e divergências e fazendo uma análise crítica dos rótulos e preconceitos que emergem de tais divergências.

Por fim, serão discutidas as tendências que indicam um aumento na consideração pelo bem-estar e pelos direitos dos animais, com ênfase nos animais "de produção" (aqueles criados para consumo humano). Usando exemplos de avanços obtidos em alguns países, será discutido o que podemos esperar deste movimento nos próximos anos.

Guilherme Carvalho é biólogo formado pela UFPE e representante da HSI (Humane Society International) no Brasil. A HSI é uma das maiores organizações de proteção animal do mundo, atuando há quase 20 anos em pelo menos 30 países. Para conhecer o trabalho da HSI, acesse hsi.org/brasil.

Sexta-feira dia 03/09, às 12h30, no Auditório do CCB/UFPE-Centro de Ciências Biológicas da UFPE.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!