Educação do cão depende de seu dono.

Estopinha, a assistente do Dr. Pet
Há muitos anos, o zootecnista Alexandre Rossi leva a vida entre animais. Ele treina cães, gatos, macacos e até hipopótamos e borboletas! Claro que não é mágica. "É preciso observar o comportamento de cada animal", fala o especialista no assunto.
Hoje, Alexandre é conhecido como doutor Pet, por causa do quadro que comanda no programa "Domingo Espetacular", da Record, em que ajuda os donos a ter um cão mais obediente. "Mas isso é o que faço na vida real", conta.

Para Alexandre, que também é mestre em Psicologia, o sucesso no adestramento do cão depende do dono. "Não consigo resultados mudando o cachorro, mas, sim, educando o dono", diz Alexandre, que, a pedido da reportagem, dá algumas dicas para quem está desesperado para ensinar ao cão tarefas bem simples.


Nada de pedir comida

Como fazer o cachorro parar de pedir comida, enquanto o dono almoça ou janta?
"Bom, para começar, se a pessoa não desse comida ao cachorro, ele não iria pedir. Às vezes, quando o cão começa a latir, e alto, a pessoa dá a comida. Aí, o que acontece? O cachorro aprende que, se ele começar a latir alto, ganha comida."

Para acostumar com a coleira
Como passear com o cão sem que ele puxe o dono?

"O primeiro passo é mostrar ao cão que a coleira não vai incomodá-lo. A dica é colocar a coleira enquanto está brincando com o bicho. Depois, você coloca a guia e deixa o cachorro andar Não saia puxando o animal. Quando você deixa o cão andar, ele aprende que, se caminhar para o lado oposto ao que você está, será segurado. Já se ele andar em sua direção, tudo ficará bem."

Coco e xixi no lugar certo
Como ensinar o cão a fazer cocô e xixi no lugar certo?

"Nossa, poderia fazer um livro só com essas dicas, mas o importante é criar um banheiro legal para o cachorro. O lugar onde ele faz cocô e xixi tem de ser especial e tem de absorver bem as necessidades - por isso, os cães gostam de fazer xixi em jardim, tapete...
Outro detalhe importante é não criar o banheiro perto do local onde o cão come e dorme. E, sempre que o bicho fizer o que você quer, basta recompensá-lo com carinho ou petisco. Não adianta dar bronca no cachorro muito tempo depois de ele ter feito xixi no lugar errado ou esfregar o focinho dele no xixi."

fonte da notícia:mundoanimal


ADESTRAMENTO EM RECIFE:
Dog Stok- Seu cão em boas mãos.
fones: 3325.4485/ 8882.4485

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!