Carta da WSPA ao prefeito de Ribeirão Souto.

Excelentíssimo Senhor Prefeito Paulo Maurício Pizzolatti,

Em carta enviada a V. Exa. no último dia 16, a WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal manifestou-se contra a realização da Puxada de Cavalos, organizada pelo Clube do Cavalo, que aconteceria no domingo, dia 18, na localidade de Ribeirão Souto em Pomerode.

Infelizmente, a Puxada de Cavalos foi realizada, acarretando consequências desastrosas. Além do crime ambiental praticado contra os animais, que sofreram maus-tratos ao serem obrigados a arrastar cargas de até duas toneladas, houve também crime de lesão corporal contra as pessoas que lá estavam para defender os animais.

Cerca de 20 ativistas que faziam um protesto pacífico em frente ao terreno do evento, acompanhados por equipes das redes TV Band e RIC-Record e do jornal local, foram agredidos por aproximadamente 50 participantes da Puxada de Cavalos, incentivados pelos demais simpatizantes presentes, que somavam em torno de 200 pessoas.

A agressão durou aproximadamente quinze minutos e causou vítimas: Bárbara Lebrecht, presidente da ONG Aprablu, sofreu uma séria fratura com estilhaçamento de fêmur e será submetida a uma cirurgia; duas manifestantes, Patrícia Luz e Zazá, presidente da ONG Ama Bichos, sofreram fratura craniana; outros ativistas tiveram ferimentos generalizados; e o cinegrafista da TV Band, Luiz Deluca, foi agredido com tapas no pescoço e teve o equipamento destruído.

Em solidariedade às vítimas deste ato violento e despropositado, e em apoio às ONGs Associação dos Melhores Amigos dos Bichos (AMA Bichos), Oba Floripa, Instituto Ambiental Ecosul de Florianópolis e Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu), cuja motivação para o protesto pacífico foi apenas combater a injustiça praticada contra os animais na Puxada de Cavalos, a WSPA vem por meio desta solicitar a averiguação do ocorrido e a punição dos agressores.

A WSPA e suas Ongs afiliadas, presentes em quase todos os estados do Brasil, também esperam poder contar com a ação das autoridades competentes para que seja proibida a realização de Puxadas de Cavalos na cidade de Pomerode.

Com os nossos cumprimentos e nossa mais alta estima, cordialmente,

Antonio Augusto G.S. Silva

WSPA Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!