Deputado Andre Campos apresenta Projeto que acaba com eutanasia em PE

Pernambuco está atento à tramitação do Projeto de Lei 1521/2010, na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que acaba com a eutanásia indiscriminada de bichos abandonados e foi apresentado pelo Deputado Andre Campos.

A materia foi publicada hoje no Diario de Pernambuco.

Vida longa aos animais de rua

O projeto foi apresentado, no último dia 22, pelo deputado André Campos e seguiu para aprovação das comissões de Administração, Justiça e Saúde da casa. Cada uma tem 45 dias para emitir um parecer e a expectativa das entidades defensoras é que essa análise seja favorável. "Achamos o PL muito bem escrito e torcemos por sua aprovação. Estamos formando uma comissão para conversar com os deputados e acompanhar todo o processo", disse uma ativista, a presidente da Associação de Amigos e Defensores dos Animais e Meio Ambiente (Aadama), Maria Padilha. O único ponto que promete provocar debate no movimento de defesa animal é o parágrafo único que estabelece que o animal pode ser eutanasiado após o prazo de 90 dias para adoção.

"Sabemos que alguns animais não são adotados e os órgãos públicos precisam trabalhar com essa realidade. Mas poderemos pensar melhor esse item", ressaltou Maria Padilha. Na justificativa do projeto, o deputado afirmou que a proposta foi uma maneira encontrada para vedar o extermínio dos cães e gatos de ruas. Atualmente, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife e outros centros de zoonoses no estado atuam com base no 6º Informe da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1973, que é considerado ultrapassado pelos defensores. Eles defendem que a norma válida é o oitavo e último informe de 1992, que conclui que o método de captura e sacrifício de animais de rua é caro e ineficaz. No Recife, cerca de 200 animais são eutanasiados por mês.

A materia completa está em http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/06/urbana7_0.asp

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!