Terapia com cachorro pode ajudar esquizofrênicos

A presença de cachorros em sessões de terapia pode ajudar no tratamento de esquizofrenia, de acordo com um estudo do Instituto Technion de Tecnologia, de Israel.

Segundo o estudo, a companhia dos animais ajuda os pacientes a se sentirem menos apáticos e mais motivados.

A conclusão é baseada na observação do comportamento de pacientes em sessões com e sem os cachorros.

A pesquisa se concentrou na anedônia, a inabilidade de sentir prazer em experiências geralmente prazerosas, uma das maiores causas da esquizofrenia.

Uma mulher anedônica não tira prazer do nascimento do seu bebê, e um jogador de futebol com o mesmo problema não fica feliz quando o seu time ganha, entre outros exemplos.

Mais prazer

No experimento, os pesquisadores compararam dez pacientes de esquizofrenia que foram submetidos a sessões de terapia com cachorros com outros dez que foram a sessões convencionais, sem os animais.

Ao longo de dez semanas, eles analisaram os sintomas clínicos dos pacientes, suas visões subjetivas da qualidade de vida e a sua capacidade de tirar prazer de determinadas experiências.

O grupo que participou das sessões com cachorros tiveram uma melhora significativa na capacidade de sentir prazer, comparado com o segundo grupo.

Os cientistas também observaram que pacientes acompanhados de cachorros passaram a usar melhor o seu tempo livre e a se sentir mais motivados.

O diretor de Comunicação da ONG especializada em problemas mentais Rethink, Paul Corry, elogiou o estudo, que disse ser importante para entender as causas da esquizofrenia e possíveis formas de tratá-la.

Corry disse, no entanto, que serão necessários mais estudos para saber se e como a descoberta pode ajuda pacientes da doença numa maior escala.

Fonte: dogtimes

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!