Patas curtas..

Cientistas descobrem por que os cães 'salsicha' têm patas curtas


O cão da raça Dachshunds ou 'salsicha' como é mais conhecido (Crédito: AFP)

Cientistas americanos descobriram porque os cães da raça dachshunds, popularmente conhecido como "salsichas", têm as pernas curtas. Pelo menos outras 19 raças caninas também sofrem com a falta de proporção entre seu tronco e suas patas. As descobertas podem ajudar na compreensão do nanismo humano, de acordo com informações dos cientistas.

No estudo, foram analisadas amostras de DNA de 835 cães de 76 raças, inclusive 95 animais de pernas curtas, e descobriu-se que a mutação genética que impede as patas de crescerem ocorreu há milhares de anos. A pesquisa, publicada na revista Science, revelou que todas as raças de pernas curtas tinham uma cópia a mais de um gene de crescimento que produz a proteína FGF4, conhecida por estar envolvida nos casos de nanismo entre os seres humanos.

Esse gene extra é uma espécie de mutante, conhecido como retrogene, e não faz parte do código de DNA. O retrogene causa a superprodução da FGF4, que, por sua vez, altera o desenvolvimento dos ossos. Os cientistas acreditam que essa mutação genética ocorreu no início da evolução canina. Eric Green, diretor do National Human Genome Research Institute, responsável pelo estudo, garantiu que essa investigação mostra como a informação genética ajuda a entender o curso da evolução.

Essas descobertas recentes também podem ser importantes para o estudo do transtorno de crescimento, chamado hipocondroplasia, que mimetiza os processos de evolução de cães com membros desproporcionalmente pequenos. Apenas dois terços da hipocondroplasia são conhecidos por serem causados por mutações genéticas diferentes, mas a nova pesquisa sugere que os genes causadores de ambos os problemas são similares.

Fonte: Veja

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!