Pets a bordo

Algumas companhias aéreas já permitem que animais voem junto com os donos, na cabine do avião, mas existem vários cuidados a serem tomados
Por Edilson Segundo-publicado em 10/01 no Diario de Pernambuco

Janeiro, verão e férias. Uma combinação perfeita para pegar as malas, rumar para um destino ensolarado e esquecer a correria do dia a dia. E que tal ter como companhia de viagem o seu melhor amigo? Antes condenados aos obscuros compartimentos de bagagem, os bichinhos de estimação agora já podem viajar nas cabines - pelo menos em algumas companhias aéreas -, mas as condições precisam ser vistas com cuidado para evitar dor de cabeça e um início de férias frustrado.


Foto: Kleber Lima/CBPress

O site da Infraero traz dicas importantes para os passageiros (www.infraero.gov.br/horadeviajar) e alerta que o transporte de animais - na cabine ou no bagageiro - não está incluído no preço da passagem. Portanto, a solicitação e a consulta de valores às empresas aéreas devem ser feitas com antecedência.

De acordo com as normas da TAM, o passageiro pode embarcar com o cão ou gato na cabine do avião, sem a necessidade de sedar o animal, desde que o peso da caixa de transporte e o peso do bicho juntos nãoultrapassem 10 quilos. Para viajar com aqueles considerados silvestres ou que excedam o limite de peso, é preciso entrar em contato com a Central de Informações da companhia pelo número 0300-115-9999.

Já a companhia Gol não permite levar bichos dentro do avião. A reserva deverá ser solicitada pelo cliente com 48 horas de antecedência ao embarque. A empresa permite apenas o transporte de dois animais por voo e o despacho deverá ser feito com duas horas de antecedência. Além disso, cães e gatos só são aceitos se tiverem mais de quatro meses de idade. Mais informações pela Central de Atendimento, no número 0300-115-2121.

Outra exigência que serve para ambas as companhias é relativa à vacinação. É preciso apresentar o Certificado de Vacinação antirrábica para animais com mais de três meses de idade, onde conste o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado. Essa aplicação deve ser de 30 dias a um ano antes da viagem. O proprietário deve pedir ao médico veterinário um atestado de saúde do animal. A validade do documento é de dez dias a partir da data da emissão.

Quem já pode até acumular milhas de tanto viajar de avião é o spitz alemão, Ponyo, de seis meses de idade. A proprietária, a jornalista Silvia Valadares, 39 anos, leva o bichinho para onde vai. Antes de viajar, ela entra em contato com a companhia aérea e informa a raça e tamanho do animal. "Eles confirmam em até 24 horas se ele pode ou não ir na cabine, tanto na ida quanto na volta", afirmou. Silvia costuma não alimentar o cão antes de embarcar, para não causar enjoos. "Três dias antes de viajar, dou calmante natural para ele não ficar estressado. Levo também fraldas para cachorro, caso ele faça xixi", contou. "Os cães se comportam melhor que muitas crianças a bordo", assegura

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Queria sempre levar meus cães nas viagens, mas me recuso a despacha-los na carga. Fiz isso uma única vez e me sinto mal até hoje. Com certeza, a maioria dos cães se comportam mto melhor que crianças e bebes chorões!! Fica a dica: Que tal as crianças na carga e os cães em cima????

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!