Meu querido companheiro

O Diário de Pernambuco publicou no Suplemento Infantil deste domingo(24), uma matéria sobre a responsabilidade de criar um cãozinho, abrangendo, dessa forma, a população infantil.

Ter um cachorro parece um sonho para muitas crianças, que adoram brincar com animais de estimação, mas saiba que o bichinho exige cuidado e responsabilidade todos os dias

Raissa Nascimento // Especial para o Diario

Ter um cachorrinho é um sonho de muitas crianças que adoram brincar e se divertir com o animal. Porém, não é todo mundo que pode ter um em casa. É que um bicho de estimação, seja ele cachorro, gato ou papagaio, exige bastante cuidado e responsabilidade. Não é só brincar com ele e pronto. Tem o banho, as vacinas, alimentação e as idas ao veterinário. E nem pense que seus pais é que devem fazer isso; claro que eles dão uma ajudinha, mas essas tarefas também devem ser suas.

Maria Rita Marçal, de 5 anos, por exemplo, adora o cachorro de sua tia Andreza. Por causa disto, durante os dias de férias, ela vai sempre na casa da tia visitar o querido poodle Lucky. "Eu adoro brincar com ele e levá-lo para passear", conta.


Foto: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press
Mesmo sabendo do amor da filha pelos animais, Patrícia Marçal, mãe da Maria Rita, ainda não deu de presente um cachorrinho para ela porque acredita que a menina não está preparada para o compromisso. "O animal precisa de carinho, mas também de cuidados e de tratamento médico. Eu não vou poder cuidar dele e sei que Maria Rita ainda não tem idade para assumir toda essa responsabilidade", revela Patrícia.

A veterinária Elaine Fonseca explica que os animais de estimação, tanto os cachorros como os gatos, precisam de cuidados especiais. "O ambiente deve estar limpo, a água e a comida trocadas e a carteira de vacinação em dia. Além disso, tem a consulta com o veterinário entre três e seis meses", comenta a doutora dos amiguinhos de estimação.

Para as irmãs Beatriz Maia dos Anjos, 12 anos, e Helena Maia dos Anjos, 7 anos, que convivem diariamente com a responsabilidade de cuidar da cadela Naná, da raça schnauzer em miniatura, foi difícil conseguir convercer os pais de ter um cachorrinho em casa. "Pedimos a eles durante muito tempo e só conseguimos porque prometemos que iríamos cuidar dele muito bem. Ganhamos Naná há cerca de três anos e todos os dias passeamos com ela, além de levá-la para o pet-shop uma vez por semana e para o veterinário no início do ano. Temos certeza que ela é muito cuidada e amada", comenta a mais velha.

Confira abaixo as raças de cães que, segundos os veterinários, mais combinam com a garotada:

Poodle: Estes cães são peludos e precisam ser tosados com certa regularidade. Eles são altamente sociáveis e hiperativos.
Beagle: Esta é a raça do cãozinho dos desenhos animados, como o famoso
Snoopy: Ele possui comportamento ativo e, às vezes, é um pouco barulhento.
Labrador: O animal possui porte grande, sendo forte e muito inteligente. Ele adora brincar com bolas.
Bassethoun: As características físicas deste cachorro são: ser comprido, ter orelhas grandes e arriadas e possuir patinhas curtas.
Daschound ou Teckel: Já este cão é baixinho e tem corpo alongado, parecendo uma salsicha. A raça é ativa e bem barulhenta.

Cuidados do dia a dia

Antes de escolher um bichinho como este, vale a pena pensar no trabalho que você terá com ele. Para facilitar, o Diarinho preparou uma lista com as principais tarefas que um animal doméstico exige:

troque com regularidade a água e a comida, osanimais gostam da alimentação fresca;

cuide da higiene do local onde o bicho fica;

leve ele para passear todos os dias;

no verão, o banho deve ser dado uma vez na semana; já no inverno, a cada 15 dias;

as vacinas devem estar sempre em dia;

a consulta com a veterinária deve ser feita regularmente, entre três e seis meses;

o carinho também é fundamental para o que o animal esteja sempre feliz e bem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!