PROGRAMA
Entidades de proteção lançam hoje o Pacto pela Vida Animal para reduzir os índices de maus-tratos aos bichos no Estado
Cinco dias depois de uma comissão de juristas propor no Senado a criminalização do abandono de animais, entidades de defesa dos bichos do Estado formam, hoje, uma rede de proteção, com o lançamento do Pacto pela Vida Animal. Numa clara referência ao programa de segurança do governo, a proposta tem o objetivo de convencer o Estado a apresentar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos animais.
Paralelamente à iniciativa, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife vai ganhar cara nova. Ontem, grafiteiros iniciaram a nova pintura do muro da unidade, com mensagens e desenhos educativos.
O Pacto pela Vida Animal será lançado no auditório da Faculdade Marista, em Apipucos, Zona Norte do Recife, a partir das 19h de hoje. Segundo a delegada Nely Queiroz, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e uma das criadoras da proposta, a ideia é fazer com que o plano reduza os índices de maus-tratos aos bichos, assim como o Pacto pela Vida diminuiu o número de homicídios no Estado.
Fizemos uma analogia com o programa. Queremos que o governo abrace esta causa. As sete diretrizes foram enumeradas com base na política pública de países desenvolvidos da União Européia, contou a delegada.
A ideia da Rede de Proteção Animal é coletar 64.634 assinaturas de apoio. O número corresponde a 1% do eleitorado pernambucano registrado no último pleito e é utilizado como referencial mínimo para um projeto de iniciativa popular ser protocolado numa casa legislativa.
Amanhã, lançaremos um site (www.pactopelavidaanimal.com.br) e buscaremos apoio pela internet também, afirmou Nely Queiroz.
CVA DE CARA NOVA
Quatro grafiteiros começaram ontem a pintura do Centro de Vigilância Ambiental, em Peixinhos, Zona Norte do Recife. Ontem, eles removeram camadas antigas e passaram uma demão de cal. Hoje, iniciam os trabalhos com spray. A equipe é comandada por Valdecir Viana, 33, mais conhecido no mundo do grafite como Dentão. Vamos tentar fazer um cenário só, com várias mensagens, como cuide bem do seu animal e não abandone os bichos, adiantou. Ele acredita que finaliza o trabalho até sexta-feira.
Em fevereiro último, a Polícia Civil, após checar denúncias de maus-tratos no CVA, concluiu inquérito indiciando dois diretores e o médico veterinário do órgão. A pintura do muro do órgão deseja também iniciar uma nova fase no CVA, sem o serviço de eutanásia para animais oriundos de outros municípios.
E a matança, como está?
Mônica - Olinda