Adoção é coisa seria...



Recife pela adoção de animais: responsabilidade social
Especial por Vanessa Araujo para o dogmidia.com

O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) é responsável pelo controle de zoonoses na cidade, que podem ser transmitidas por animais maltratados. No entanto, não há política pública de controle populacional dos animais, o que acarreta a morte deles se não forem resgatados no CVA no prazo de até três dias.

Muitas são as reivindicações dos ativistas e interessados no assunto no que diz respeito a essa prática. Segundo Débora Valença, do “Adote um vira-lata”, os números de animais que são mortos no CVA variam muito conforme a fonte. No site da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), consta que, por mês, cerca de 400 animais de pequeno porte (cães e gatos) são recolhidos das ruas da capital, desses, pelo menos metade são eutanasiados. Mas o ADA, por exemplo, afirma que o número de animais mortos no CVA chega a 2 mil por mês.

Antônio Santos é chefe do controle de raiva do CVA e um dos oito médico-veterinários que lá trabalham. Segundo ele, esses números não correspondem à verdade e a preocupação maior do centro não é a realização da eutanásia nos animais, e sim, a castração e esterilização para o controle de zoonoses. No entanto, esse serviço está interrompido por falta de recursos e deverá ser reativado no final desse mês.

O trabalho que Tui Rapa Nui realiza voluntariamente é de responsabilidade da prefeitura: a redução do impacto ambiental, que deveria ter como prioridade o controle da população dos cães e gatos. Por enquanto, o serviço público que é prestado não prima pela vida e pelos cuidados dos animais. Dessa forma, por não suportar ver os bichos abandonados, ela acaba arcando com gastos incontroláveis. “Já me endividei até o pescoço, para continuar cuidando-os como merecem: 50 kg de ração por semana! Além de vacinas anuais e vermifugação”, comenta Tui.

Na casa onde ela mora sozinha, há uma suíte vaga que nunca foi ocupada porque nenhum de seus amigos/amigas quer dividir por conta da “bicharada”, que, mesmo ficando do lado de fora da casa, ainda assim parece ser incômodo para eles. Ela mantém os animais por conta própria e não tem ajuda financeira.

Atualmente, ela está com um trabalho na Rede de Adoção de Animais, um site para divulgar a adoção de animais abandonados que foram resgatados das ruas, tratados, vacinados e vermifugados. As fotos e as fichas são colocadas na rede a fim de encontrar “pais” para os bichos. “Recentemente, uma cadelinha ficou à beira da morte, com babésia,erlíquia e insuficiencia renal, relatei o que estava acontecendo e os protetores da rede se mobilizaram para dar uma força… Foi lindo! Agora, ela está se recuperando na velocidade do som!”, comemora Tui.

No entanto, para continuar esse trabalho, ela precisa urgentemente de pessoas interessadas em adotar um dos animais de que ela cuida. Para ela, é preciso que os que já estão devidamente tratados deem espaço para outros que se encontram abandonados e maltratados.

Para adotar ou ajudar

  • Para adotar um dos animais do CVA, basta ir ao centro, localizado na Rua Costa Azevedo, em Peixinhos, Olinda. O interessado escolherá o bicho e assinará um termo de compromisso, garantindo o bem-estar dele. Para mais informações: 3232 7756.
  • Para adotar um dos animais que Tui Rapa Nui abriga, entrar em contato pelo e-mail tuirapanui@gmail.com ou para ajudá-la na continuidade do projeto, fazer doações (Banco do Brasil, Agência 2365-5, Conta-poupança 44729-X).
  • “Adote um vira-lata” – eles recebem doação de medicamentos e ração; realizam a venda de rifas e de camisetas masculinas e femininas com o símbolo do projeto e recebem ajuda financeira através de depósitos (Banco do Brasil, Agência: 3613-7, Conta 42760-8).

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    eu adoro cachorros não importa raça foi cachorro eu adooooooooooooro .Parabéns pelo seu trabalho ass:elisandra mendes eliks_@hotmail.com

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!