Bichos e crianças....

Responsabilidade

O que os animais oferecem aos pais é uma oportunidade de uma experiência que envolve emoções, responsabilidades e conseqüências. Há muito conversa fiada sobre ensinar as crianças a ter mais responsabilidade. Você pode falar com os seus filhos tudo que quiser sobre comportamento apropriado e juízo, mas as palavras só fazem sentido para eles no contexto de suas ações. Quando recebem uma nota ruim na escola, são apanhados numa mentira ou desapontam alguém, percebem e sentem os resultados do que fizeram ou deixaram de fazer. Essas lições podem durar uma vida inteira, mas não tanto quanto as experiências positivas, como costuma acontecer com as lições proporcionadas pelos animais de estimação.

Tentar pressionar a criança a arrumar seu quarto ou varrer as folhas caídas no quintal pode se tornar uma luta pelo poder para o adulto e uma chance para a criança exercitar sua habilidade de esquivar-se às suas responsabilidades. Qual é a suprema conseqüência de não arrumar seu quarto? Um quarto bagunçado e algumas palavras mais duras por parte dos pais. Ao contrário de outras tarefas domésticas, no entanto, os bichos de estimação reagem. A conseqüência de não cuidar do animal como deveria é a possibilidade de causar-lhe um sofrimento significativo.

O ato de alimentar e cuidar de um bicho de estimação – pôr as necessidades de outra criatura na frente das suas – é uma lição que deve ser aprendida desde cedo. Essa competência vital na infância aprofunda o Vínculo e, em conseqüência, a interdependência emocional. A criança e o bicho de estimação formam seu mundo de segredos, que nunca serão traídos. Há longas sessões de diversão em que nenhum dos dois pensa em qualquer outra coisa. Quando funciona pode ser uma grande fonte de estabilidade emocional e auto-confiança para as crianças. Tornam-se também a base para um caráter mais maduro. Em estudos realizados no Japão e na Austrália, os professores relataram que as crianças que tinham mais intimidade com animais apresentavam índices mais altos de liderança e altruísmo.

Fonte: adaptado de: “O Poder Curativo dos Bichos”, Dr. Marty Becker, editora Bertrand Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!