O poder dos bichos na infância


Ligação Afetiva

As crianças formam ligações poderosas com seus bichos de estimação, que em muitos casos podem ser tão fortes quanto a que têm com os pais. Referem-se aos bichos de estimação, como membros da família . As crianças em idade pré-escolar acreditam que os animais as ouvem e compreendem o que dizem, e em alguns casos até têm certeza que os bichos de estimação comunicam seus sentimentos.
Estudos mostram que até mesmo crianças de acreditam na reciprocidade do amor que sentem por seus bichos de estimação. Em um estudo no qual crianças entre 6 e 12 anos de idade classificam seus relacionamentos mais significativos, os bichos de estimação tiveram as maiores pontuações, como aqueles que mais provavelmente estivessem presentes, “para o que desse e viesse”.
Em um estudo com crianças da terceira série, convidadas a indicarem seus cinco principais relacionamentos, elas incluíram seus cachorros com tanta freqüência quanto seus pais. Ficou evidente que quando estavam doentes ou assustadas, consideravam mais confortadora a presença de seus animais do que a de seus melhores amigos. Um estudo com crianças numa região abalada pela guerra da Croácia constatou que aquelas que tinham bichos de estimação apresentavam níveis de transtorno de estresse pós-traumático muito mais baixo que as outras.

Fonte: adaptado de: “O Poder Curativo dos Bichos”, Dr. Marty Becker, editora Bertrand Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!