Blitz em socorro aos animais.

O MDA/PE, em apoio à  Delegacia do Meio Ambiente, participou, na tarde de ontem, de uma grande blitz educativa, em Pet Shops e lojas de ração que comercializam animais no Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante a ação as autoridades averiguaram as condições em que os animais estão sendo mantidos e tratados.

O primeiro estabelecimento a ser vistoriado na Rua Antonio Falcão, em Boa Viagem, apresentou inúmeras irregularidades, que deixou a todos chocados: animais sem água e sem comida, tendo que disputar restos de farelos em jaulas imundas e pequenas ou até mesmo comer seus próprios excrementos.


Segundo a delegada Verônica Azevedo as irregularidades encontradas começam na licença de funcionamento inexistente e a loja também não estava dentro dos padrões próprios de higiene e alimentação com  a maioria dos animais em cativeiro permanente, o que é contra a LEI. O estabelecimento foi notificado e tem oito dias para ficar de acordo com as normas técnicas exigidas.


A Dra. Bernadete, veterinaria  da Vigilancia Animal, também acompanhou a Blitz e fez severas recomendações como a vacinação dos animais, mudança das jaulas e criação de um solario para revezamento dos bichos em exposição.
Caso não regularize a situação, os donos serão autuados por maus tratos de animais, crime previsto na lei ambiental 9.605, art. 32, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Luiz Leoni, do MDA, acompanhando a ação.            Dra. Veronica Azevedo- Depoma

No total, a "Ação Animal" que foi recomendada por este blog, percorreu 7 estabelecimentos com o balanço de 2 com problemas sendo um gravíssimo e o outro de pequena gravidade, e 5 não vendiam animais.

A Pet Stop, na Rua Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem, foi um dos exemplos de empresa que respeita a Lei e os animais.



A Depoma deixou em cada estabelecimento normas de procedimento e recomendações informando que " além das exigencias técnicas é importante lembrar que os animais não devem ser tratados como  mercadoria e deve ser priorizado o seu bem estar " e faz o alerta: ANIMAL NÃO É BRINQUEDO, SENTE FOME, FRIO E MEDO.

Caso estes itens não sejam cumpridos, o empresario pode ser  autuado por maus tratos de animais, crime previsto na lei ambiental 9.605, art. 32, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Nós agradecemos à Dra Veronica e todos os policiais envolvidos neste trabalho e alertamos aos empresarios do setor que ele não termina aqui. Esta primeira ação teve caráter educativo , mas as próximas blitz serão coersitivas, onde a LEI será cumprida .


equipe da Blitz Animal

Denuncias podem ser feitas ao DEPOMA- dp.meioambiente@gmail.com
Vigilancia Sanitaria- 3181.6424
Vigilancia Animal- 3355.7705

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Uma iniciativa louvável da nossa Vigilancia Sanitária. A propósito, este Pet com fachada verde é o Caozão Pet Shop,situado na Rua Prof. Augusto Lins e Silva-B. Viagem e é administrado por um casal que os trata com muito mimo.
    Parabéns ao casal Dra. Áurea e Tiago.

  1. Anônimo disse...:

    Largado na rua itaimbé, IPSEP uma cachorro pede socorro, não sabemos o que fazer, a maioria dos vizinhos possui animais, colocamos água e comida, mas ele precisa de um lar, aparenta ser dócil, médio porte, branco com preto.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    amigo(a) do post acima, por favor mande fotos do bichinho e contatos para o dogmidia@terra.com.br

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!