SÉRIE RAÇAS: Bichon Frisé

Tem cara de Poodle, mas não é.

A partir de hoje vamos iniciar uma serie mostrando algumas raças de cães menos conhecida aqui no Brasil. E vamos iniciar com o "Bichon Frisé" um cão de porte pequeno e pelagem fina e sedosa. São animais de estimação bastante populares, na Europa, e muito semelhantes com os poodles em aparência, resultante geneticamente da cruza de Maltes e Poodle. É o mais típico dos cães de companhia que existe, o traço fundamental de sua personalidade é a doçura, a sensibilidade, a sutileza no dar e receber. Consegue, até a velhice, manter as características de um filhote. Está sempre investigando, correndo pela casa, fazendo brincadeiras. Brinca bem sozinho, mas prefere a companhia de pessoas para brincar, principalmente, crianças. É muito social, alegre, simpático, meigo, bastante afeiçoado ao dono, com porte majestoso.

Temperamento


É um cão extremamente ativo, simpático, divertido, amistoso, expansivo, muito sociável mesmo com pessoas estranhas e outros cães, alegre, sempre a tentar agradar ao dono e a estar perto dele, meigo, robusto, vivo, de temperamento estável, com movimentação elegante, estilo e ar de dignidade e inteligência, com porte majestoso. O seu temperamento excepcional faz dele um cão ideal para famílias com crianças.

É também muito usado em terapias humanas que envolvem a presença de animais já que o seu tamanho e aspecto contribuem favoravelmente no relacionamento com os doentes, que se sentem estimulados pela sua docilidade. Mas apesar do seu aspecto frágil e de brinquedo, assume perfeitamente o papel de desportista, ganhando reconhecimento em competições como o agility e o flyball.

O Bichon tem também um especial talento para travessuras, o que poderá surpreender quem adquiriu o cão apenas pela sua aparência. Por isso, deve ser educado desde muito cedo por forma a que perceba facilmente os limites para as suas brincadeiras. Se for preciso deixá-los longos períodos sozinhos, os donos devem acostumá-los desde pequenos a não latir enquanto estiverem sós. Procure não o mimar demasiado, e assuma a posição de líder da matilha. O principal elemento para o sucesso de uma boa educação será a postura dos donos que não devem deixar-se levar pelo aspecto frágil do filhote, mimando excessivamente o cão.

Apesar de se adaptar muito bem a apartamentos, os Bichons precisam de gastar a sua energia em passeios diários. Mesmo sendo um cão de aparência frágil, aguentam facilmente longas caminhadas ao lado do dono. Gosta de ter espaço para correr e brincar.

Aparência

A sua aparência quando filhote é um pêlo tosqueado e com manchas rosadas em algumas partes do corpo. Tais manchas podem ou não sumir, dependendo de sua genética. O Bichon Frisé quando adulto tem o pêlo normalmente branco puro, com vestígios ou não das manchas.

A aparência de um bichinho branco e de pequeno porte, com pêlos de caráter cheio leva muitas pessoas a confundir com um Poodle. Na verdade o Bichon é resultado do cruzamento do Poodle e o Maltês. O porte é assemelhado ao do Maltês, como a textura de seu pelo macio. Entretanto, o pêlo cheio e encaracolado o levou a ser chamado como seu nome atual. Bichon Frisé, em francês é algo como "Bicho Encaracolado".

Ideal para pequenos espaços, o pouco pêlo que solta acaba ficando retido na escova e não suja o ambiente. Ele é muito dependente de seu donno.

História

O Bichon Frisé tem origem muito antiga pois já existia no antigo Egito e na Fenícia, 1400 anos antes de Cristo. Na Europa a raça foi se moldando, especialmente na França e na Bélgica. Porém, a popularização da raça se deu nos Estados Unidos, sendo reconhecida em 1973.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Tenho um bichon chamado Zeus, de oito anos, que é o cachorro mais fantástico do mundo: doce, amigo, inteligente, meigo, uma preciosidade de criatura. Uma companhia inestimável, todos no meu prédio o adoram e caso me vejam sozinha, sempre questionam onde ele está. Só faltam mandar lembrança!
    Quando pequeno realmente era capaz de travessuras inimagináveis, apesar de ser atualmente muitíssimo educado, incapaz de fazer coisas erradas. A exceção é quando fica chateado: pode aguardar que ele vai aprontar alguma coisa uma hora ou outra. Como por exemplo: fazer xixi no meio da sua cama, mas de uma forma que você só perceba quando deitar. Rsrsrsrs
    Ele é um cãozinho ideal para apartamento, se bem educado não late, se respeitado (leia-se se levado para passear adequadamente), só faz suas necessídades no horário pre-determinado e é muito amoroso. Pode-se dizer que os bichons sao verdadeiros sedutores, de tão lindos e charmosos que são.
    Os cuidados com ele são muitos, pois o pelo requer constante atençao. Mas vale a pena ter um bichon. Assino embaixo!
    Danielle Romani

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Parabens Dani, o Zeus é realmente uma gracinha. Carinha de levado e meiguinho.

  1. Unknown disse...:

    oi concordo com tudo o que vc disse do bichon ,digo mais, ele fala com vc te compreende te olha nos olhos..hoje estou desolada pois ha 3 dias perdi o meu de 12 anos, muito vivo e alegre ,o Polo, meu grande amor.. preste sempre muita atenção no seu bichinho , ele lhe dira o que quer e se vc escutar não pasara pelo que eu passei, o meu foi a pet tomar banho e não voltou .. antes de sair ele não queria ir de jeito nenhum, eu achei que fosse medo do banho, aquela manha que eles fazem... ele não gostava de ir á pet então não entendi, ele foi estressaram tanto o meu cacnhorrinho que em uma hora ele estava sem vida...escrevo chorando, desolada desculpem mas essa raçã e muito especial,uns anjinhos sapecas da felicidade bjs Rose

  1. Goretti Queiroz disse...:

    POxa Rose, sinto muitíssimo pelo seu Polo. Mas ele agora está no ceu dos bichinhos sendo cuidado por São Francisco de Assis. Vamos em frente, deixe-o sentir o seu amor e retribua o amor dele por vc ajudando e cuidando de outros bichinhos. Tem muitos cãezinhos precisando da sua Luz e carinho. Fica na PAZ.

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!