VOTAÇÃO, MAIS UMA VEZ, ADIADA.


MAIS UMA VEZ A VOTAÇÃO DO PL 04/2005 DEPUTADO AFONSO CAMARGO- CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS QUE OCORRERIA NO ÚLTIMO DIA 23, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO, FOI ADIADA.


Estratégia de ação sugerida pela WSPA.

Enviar muitas cartas para o presidente da CAE (Garibaldi Alves Filho PMDB-RN), que decide a pauta, com CÓPIA para o relator (Wellington Salgado de Oliveira PMDB-MG).

garibaldi.alves@senador.gov.br
wellington.salgado@senador.gov.br


Exmo. Sr. Senador Garibaldi Alves Filho,

O PLC 4/2005, que versa sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos, está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Esse projeto tem grande apoio popular em todo o território nacional e é de suma importância para garantir a saúde pública. Por isso, solicitamos que Vossa Excelência, como Presidente da Comissão, coloque o referido projeto em votação.
O projeto visa à diminuição da população de cães e gatos nas ruas, medida de extrema importância para a redução da incidência de zoonoses, que são as doenças transmitidas entre animais e seres humanos.
Atualmente, o método ainda utilizado pela maioria dos municípios para controle populacional é a captura e o sacrifício dos animais. A proposta do projeto é o controle por meio da esterilização cirúrgica, comprovadamente mais eficaz em longo prazo do que o método utilizado atualmente.
No caso do controle por eutanásia, a população de animais não removidos repõe rapidamente a taxa de animais eutanasiados, sendo necessária uma eliminação de 50% a 80% da população animal a cada ano para que esse método seja eficaz, o que, na prática, é inviável.
Além disso, o controle populacional por meio da esterilização, proposto pelo PLC 4/2005, é menos oneroso para os cofres públicos, pois o custo da captura, transporte, alojamento, eutanásia e disposição do cadáver animal é duas a quatro vezes maior que a vacinação, vermifugação, identificação e esterilização cirúrgica.
Outra questão importante a se considerar é a ética do método de controle populacional utilizado. Eutanasiar animais saudáveis é altamente questionável, e é um método muito mal visto pela maioria da população.
Contando com seu apoio nessa importante questão, agradecemos a atenção.

Nome:
Organização:

NÃO PODEMOS ENFRAQUECER A LUTA. REPASSEM AOS SEUS CONTATOS

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!