Como acabar com carrapatos em cachorros.

É muito comum os cães sofrerem com a infestação de carrapatos. São protozoários que podem transmitir muitas doenças, causa incômodo e reações alérgicas e pode até causar a morte do animal, por isso o carrapato deve ser prevenido e combatido para não causar maiores danos à saúde do animal, não apenas cães, mas outros tipos de animais como boi, cabra, macacos entre muitos outros são vitimas do carrapato que se alimentam do sangue do animal e não é necessária uma infestação para causar danos, basta que dois ou três estejam contaminados por doenças que já basta para transmiti-la.


 Este protozoário possui três fases na qual passam por larvas, ninfas e adultos, em cada fase ele se hospeda no animal para se alimentar, permanecem até o fim do desenvolvimento de cada fase, se retiram do animal e permanecem no ambiente para mudar de fase e assim que cada fase se inicia ele sobe novamente para se alimentar, é muito mais comum encontrá-lo em cães e gatos de rua ou domésticos.


As doenças mais comuns causadas por carrapatos são perda de sangue, anemia, toxemia, otocaríase, borrelioses, viroses, dermatose, Doença de Lyme, Ehrlichiose, febre maculosa, babesiose entre outras. Não existe um meio para prevenir a infestação destes protozoários. O carrapato, assim como outros protozoários, se prolifera facilmente, um carrapato fêmea, por exemplo, chega a botar três mil ovos, além de eles se instalarem em frestas, pequenas rachaduras, atrás de cortinas, sofás, carpetes, na própria casinha de cachorros e muitos outros lugares, sua capacidade de escalar muros e subir paredes é um dos fatores que faz deste protozoário tão resistente e persistente. Para eliminar não basta prevenir seu animal de estimação com venenos e medicamentos que acabam com esta praga e previnem o animal de ser o alvo de carrapatos, é preciso cuidar da higiene por completo, lavar o ambiente onde ele vive, cobertores, casinha, além de utilizar desinfetante entre outros produtos de limpeza que além de higienizar agem contra fungos, bactérias e microorganismo.

Uma receita simples, caseira e barata é dar banhos semanalmente em seu animal, com sabão neutro e água morna, além disso, você pode preparar uma solução de água quente com meia xícara de alecrim, espera a erva ebolir e esfriar, quando estiver morno aplique no animal e deixe secar naturalmente. Na alimentação o alho e levedura de cerveja também podem ser muito uteis no combate, adicione-os em cada refeição. O cão infestado de carrapatos não deve se misturar com outros, isso causa uma maior infestação, por isso com a ajuda de uma pinça você pode removê-los, porém é preciso cuidado para não ferir o seu cão, maioria das vezes é retirado de maneira incorreta, às pessoas costumam puxá-lo deixando à cabeça ou parte do corpo do carrapato grudado a pele do animal, causando inflamações e até infecções. Além disso, outro hábito incorreto é estourar o protozoário, ele deve ser mergulhado em um recipiente com álcool para que ele morra, ele não deve ser solto no chão, em ralos e outros lugares muito comuns, eles são protozoários resistentes, eles podem se reproduzirem em qualquer ambiente e sobreviver à água.

Dica do Blog Brasil

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Suas dicas são ótimas. Parabéns!

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!