Bichos e Crianças


Melhor Amigo.


Crianças do mundo inteiro recorrem a seus bichos de estimação em momentos de tensão emocional. Quando se sentiam tristes, crianças alemãs da quarta série pesquisadas recorriam a seus animais, dizendo-lhes que os preferia à companhia de qualquer outra criança. Uma pesquisa de 1985, com crianças de Michigan entre 10 e 14 anos, constatou que 75 por cento voltavam-se para seus bichos de estimação quando estavam perturbadas. As crianças destacavam a capacidade do animal de escutar, tranqüilizar, demonstrar aprovação e proporcionar companheirismo.As pessoas que não amam os animais acham hilariante a alegação de que os animais compreendem, nossas emoções.

Creio que a mesma habilidade que o bicho de estimação perceba o movimento de um esquilo distante, o cheiro de um faisão escondido nas moitas ou o som do entregador de pizza antes mesmo que a campainha toque, proporcionam-lhe também a capacidade de sentir mudanças sutis nos ânimos, necessidades e emoções de uma pessoa.As mães que trabalham fora, quer sejam sozinhas ou casadas, consideram os bichos de estimação uma maneira de normalizar as horas solitárias que uma criança pode passar em casa, depois da escola.

Não apenas as mães empregadas têm maior probabilidade de adquirir bichos de estimação, como também, quanto mais horas trabalham mais tempo as crianças passam com o animal. Isso aumenta a intimidade e a importância do Vínculo. Outro estudo com crianças de 7 a 10 anos, cujas mães trabalham fora, mostrou que elas tinham maior probabilidade de descrever seus bichos de estimação como os amigos especiais.

Fonte: adaptado de: “O Poder Curativo dos Bichos”, Dr. Marty Becker, editora Bertrand Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!