Aumenta número de animais abandonados no final do ano


O abandono de animais domésticos, especialmente cães e gatos, no período de novembro a fevereiro, meses em que as pessoas se preparam para as viagens de final de ano e férias, aumenta consideravelmente. “Não temos números exatos, mas estima-se um aumento de 70% nesse período”, afirma Marco Campi, presidente da ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal.

Segundo Ciampi, a estimativa é com base apenas nas informações que chegam ao conhecimento da instituição. Já o Centro de Zoonoses de São Paulo aponta um aumento do abandono entre 40% e 60%. Se considerarmos os casos não registrados, o número pode ser bem maior.

O fenômeno do abandono banal nessa época está ligado diretamente à posse irresponsável. São comuns histórias de pessoas que compram ou adotam cães e gatos para dar de presente ou porque os acham engraçadinhos. Porém, quando chega o momento de viajar, muitos entregam os pets à própria sorte simplesmente porque não tem com quem deixá-los.

“O fato é que ter um animal requer cuidados específicos, eles não são brinquedos”, ressalta a voluntária da ONG Cãopanheiras, Beatriz Bernardes da Costa, que recolhe animais abandonados nas ruas e os encaminha para adoção.

O descarte de animais é observado a luz do dia: “Estava passando em um túnel no Rio de Janeiro e vi uma pessoa que parou o carro no acostamento e soltou o animal ali mesmo”., conta o vendedor Flávio Roberto de Souza.

Segundo Ciampi, da ARCA Brasil, esse é o chamado abandono premeditado, “são pessoas que querem se livrar de um animal simplesmente porque não tem onde deixá-lo”.

Os populares fogos de artifício, por sua vez, são um incentivo para os animais fugirem de casa e se juntarem ao grupo de bichos perambulando pelas ruas, fazendo com que haja um aumento na superpopulação de cães e gatos. Como o sistema auditivo é mais sensível, especialmente o dos cães, muitos ficam desesperados com os fogos e fogem.

Para o presidente da Arca Brasil, entre as formas para conter o aumento do abandono nessa época do ano estão as campanhas de educação sobre posse responsável e a castração, já que muitos animais descartados são provenientes de ninhadas indesejadas. “A esterilização é uma forma eficiente para tentar controlar a superpopulação de animais. Além da cirurgia já existem métodos mais baratos e seguros como o a castração não cirúrgica que age como aliada das Prefeituras empenhadas em diminuir a quantidade de animais abandonados circulando pelas ruas.

Enviado por Mariana Campanari
Economidia-SP
ABANDONO É CRIME! ART 32 DA LEI 9.605/98


0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!