Abandono de cão pode acabar mal

MATERIA PUBLICADA HOJE NO DIARIO DE PERNAMBUCO
http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/10/20/vidaurbana10_0.asp

Delegada promete indiciar criminalmente o responsável pelos maus-tratos à cadela Marion

Por Raphael Guerra


Nelly Queiroz ouviu ontem a antiga dona do animal. Imagem: EDVALDO RODRIGUES/DP/D.A PRESS

Depois de vários dias abandonada no bairro de Boa Viagem, a cadela Marion foi levada por integrantes do Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco. Comeu, brincou, passou por exames. Foi adotada por um novo dono, após uma corrente que se formou no Facebook. Ontem, depois de ser identificada pela polícia, a ex-proprietária da cadela foi intimada a prestar depoimento. Ela não sabia, mas pode ser processada por abandono de animais de estimação, com base na lei dos crimes contra o meio ambiente. A pena é de até um ano de detenção, além de multa. A delegada Nelly Queiroz, que cuida do caso, já antecipou que o responsável por abandonar a cadela vai ser indiciado criminalmente. O caso dela não é isolado. A Polícia Civil recebe, em média por dia, sete denúncias de maus-tratos ou abandono. Estima-se que 32 mil bichos estejam abandonados nas ruas do Recife.

O depoimento da ex-proprietária da cadela Marion foi marcado por contradições, segundo a delegada Nelly Queiroz. “Ela disse que o animal pertencia ao pai dela, que o entregou para uma vizinha, pois iria se mudar para outro endereço. Mas a cadela sempre voltava para a porta da antiga casa”, contou a delegada. Com a dúvida quanto à responsabilidade pelo abandono, Nelly Queiroz intimou o pai e a vizinha que foi citada pela ex-proprietária do animal. Eles vão prestar depoimento na próxima semana. “Não descarto a possibilidade de ouvir outras testemunhas. Quem foi o responsável por abandonar a cadela vai ser indiciado criminalmente”, afirmou a delegada. Acompanhada da advogada, a ex-dona da cadela não quis comentar o assunto.

Segundo a delegada, os casos de maus-tratos aos animais têm crescido no estado. “As pessoas acham que porque os animais não têm inteligência, eles podem ser agredidos ou abandonados pelos donos. A questão é de sensibilidade e respeito à vida”, disse. De acordo com Goretti Queiroz, representante do Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco, a ONG recebe mais de dez denúncias de maus-tratos todos os dias. “A gente encontra muitos desses bichos vítimas de agressão espalhados pelas ruas”, contou Goretti.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    A doutora Nelly esta de parabéns por estar empenhada neste caso.Espero que a justiça seja cumprida e os responsáveis, na cadeia.Pois animal não é lixo para ser jogado fora.

  1. Lrbdm disse...:

    Eu conheci essa cachorrinha, ela ficava na frente do meu prédio!!! Essa mulher não só abandonou ela como tb deixou outros cachorros(uns 3 se n me engano), E ainda disse que quem sentisse pena do animal que pegasse paa criar pois ela n tava nem ai. Mas graças a Deus conseguimos pessoas que os adotaram.

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!