Ação em defesa dos animais acontece na Jaqueira

Materia publicada hoje na Folha de Pernambuco



Por BÁRBARA FRANCO

Para onde quer que olhemos, é possível avistar pelo menos, um animal vítima do abandono. Seja um cachorro, gato ou até mesmo cavalo, animais de grande ou pequeno porte, não importa. Esses bichos, diariamente correm risco de vida. São submetidos aos riscos de serem atropelados e terem uma morte dolorosa. Passam fome, sede, frio. Eles sentem medo e se sentem sós. Vivem uma solidão que é, muitas vezes, impossível ser descrita. Numa tentativa de olhar para essa realidade, integrantes de movimentos em prol dos animais se reúnem, amanhã, em várias partes do mundo para uma reflexão sobre o que tem sido feito para mudar essa omissão. No Recife, o evento fica por conta do Movimento em Defesa Animal de Pernambuco (MDA-PE), que acontece no Parque da Jaqueira, a partir das 16h.

“Os animais existem e estão no mundo para viver conosco. Nós não podemos matá-los ou cometer qualquer tipo de violência porque eles sentem e sofrem”, afirmou a presidente do MDA-PE, Marta Dubeux. Ela acredita que a ação deve conscientizar a população sobre a violência contra animais. Além do Recife, outras capitais do Brasil também devem reunir entidades filantrópicas e órgãos públicos para uma vigília que contará com momentos religiosos e discussão de políticas públicas para o meio ambiente. São mais de 70 países realizando o mesmo evento chamado WEEAC (Evento Mundial Pelo Fim da Crueldade Animal). O encontro é aberto para o público e deve ser finalizado às 18h. No momento de reflexão serão acesas velas em memória aos animais vítimas de maus tratos.

Desde o início do ano, foram registradas mais de 400 denúncias de maus tratos contra animais, especialmente cachorros, na Delegacia de Meio Ambiente. “O trabalho de educação é o mais importante no combate a esse tipo de crime. Muitas vezes as pessoas maltratam os animais porque acham que eles não sofrem, não são inteligentes o suficiente para entender o que está acontecendo”, comentou a adjunta da delegacia, Nely Queiroz. A lei 9605/98, no artigo 32, garante que qualquer tipo de abuso, maus tratos, mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticáveis é crime. “A punição é detenção de três meses a um ano, além de uma multa. A pena pode aumentar em caso de morte do animal”, explicou. Situações que acontecem dentro de laboratórios também estão enquadrados nesse crime.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!