Curitiba terá Guarda Municipal de Proteção Animal


PARABÉNS CURITIBA !! BELA INICIATIVA !! VAMOS ESPERAR QUE O RESTO DO PAÍS FAÇA O MESMO , E QUE FUNCIONE !!




... Agentes da Guarda Municipal de Curitiba serão selecionados para atuarem na proteção de animais, anunciou o médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O departamento responde pelo Zoológico do Parque Iguaçu, Museu de História Natural e Rede de Proteção Animal, entre outros setores.

“Nossas três metas principais são o combate aos maus tratos, o investimento na educação com foco na proteção animal e as castrações”, afirmou. Biondo atuou nos últimos anos como professor de Zoonoses e Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná.

Ele informa que o departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna tem compromissos que fazem parte do plano de governo da atual gestão. Entre outros, controlar a população de cães e gatos da cidade, os maus tratos a todas as espécies e o abandono e criar o Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal.

Outras metas são controle e restrição do comércio, ações contra criadouros clandestinos; substituição do uso de animais para tração por meios alternativos; formulação de política específica para os chamados “acumuladores”, com acompanhamento psiquiátrico e retirada dos animais quando necessário; a implementação de unidades móveis de atendimento veterinário; a criação do Selo Amigos dos Animais para estabelecimentos comerciais, clínicas e veterinários autônomos; entre outros.

Guarda Municipal de Proteção Animal - “Estou muito feliz em assumir esta responsabilidade e decidido a transformar Curitiba em referência na questão animal”, disse Biondo. Uma das ações imediatas do departamento será a criação da Guarda Municipal de Proteção Animal.

Para isso, quatro homens do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba serão selecionados e treinados. “Eles vão ser enviados junto aos profissionais nos casos de denúncias", explicou o diretor. "Em Curitiba, maus tratos vão ser tratados como casos de polícia”.

Outro objetivo é investir na educação. Por isso, o tema da guarda animal responsável fará parte do currículo das 179 escolas municipais. “Este é um assunto que se deve aprender desde criança, nas escolas”, comentou Biondo.

Campanha de Castração - Lançada no fim de 2012, a 1º Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães irá esterilizar seis mil cães pertencentes a famílias de baixa renda de Curitiba no prazo de um ano.

A abertura dos envelopes do processo de licitação ocorreu na quinta-feira (31). A documentação das clínicas que se inscreveram está sendo analisada. As castrações gratuitas devem ter início no próximo mês.

O valor investido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente é R$ 1,2 milhão com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Serão atendidos cães pertencentes a famílias de baixa renda, cadastradas em programas da Fundação de Ação Social. Além de famílias carentes, as ONGs que atendem cães em situação de risco também serão beneficiadas com a campanha.

As clínicas e hospitais contratados, além da cirurgia de esterilização, devem arcar com exames e medicamentos. O procedimento cirúrgico será feito em cães de ambos os sexos com no mínimo 150 dias de idade, não existindo idade máxima do animal para a realização da cirurgia.

Fonte:Noticia Animal

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!