artigo publicado no Blog do Castanha- Gravatá-PE

OS ANIMAIS E AS POLíTICAS PÚBLICAS
 
Opinião da jornalista e defensora dos animais, GORETTI QUEIROZ

http://www.blogdocastanha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7512%3Aos-animais-e-as-politicas-publicas&catid=34%3Ablog

A Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco- Ademape e o Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco-MDA/PE - realizam no dia 22, às 09 horas, na Câmara Municipal de J
aboatão, o 1º Fórum em Defesa dos Animais de Pernambuco, com o objetivo de apresentar projetos em defesa dos animais e discutir políticas públicas para este tema, juntamente com a OAB e o Ministerio Publico.
Deste fórum será redigida uma carta de intenções que será encaminhada ao Governador Eduardo Campos, objetivando a criação de uma Secretaria Estadual de Direitos dos Animais
 
Estamos na fase de EXPANDIR a conscientizaçaõ sobre o Direito Animal para todos os municipios pernambucanos. Nossa luta, enquanto “Movimento”, nao termina com a criação da Secretaria Executiva de Defesa Animal de Recife, que foi uma das nossas principais lutas em 2012, nem com nenhuma outra entidade criada em algum municipio.
Nossa luta pela conscientizaçaõ dos POLITICOS/ADMINISTRADORES é permanente para que se expanda a todos os municipos de Pernambuco.              

Depois do Recife, o trabalho de interiorização realizado pelo MDA/PE - já conseguiu a adesão dos municipios como Jaboatão, Gravatá, Belo Jardim, Goiana e Escada, que estão se adaptando para promover ações efetivas de combate aos maus tratos e resgate e tratamento de animais em situação de risco, com a concepção máxima de que cuidar do animal, além de uma questão ética, é também cuidar do humano e da saúde pública.

Atualmente o debate sobre a questão animal é amplo e intenso. Cada vez mais ao redor do mundo, pessoas e governos se conscientizam da necessidade de contemplar os animais não-humanos entre aqueles cujo bem estar deve ser promovido, para benefício de toda a sociedade.

No Brasil, o debate é relativamente jovem e as iniciativas são espalhadas e desarticuladas, mas resultados cada vez mais expressivos têm sido obtidos, como a promulgação de diversas leis em âmbito estadual e a crescente conscientização de pessoas e do poder público para a importância do assunto como responsabilidade pública.

Através das Redes Sociais, grande parte da população emite seu repúdio ao descaso do poder público para com esse grave problema que a cada dia aumenta, como conseqüência da falta de políticas públicas específicas, para os animais.
 
Entretanto, contamos ainda com diversos obstáculos: diversas práticas “esportivo-culturais” continuam promovendo maus tratos aos animais; na saúde pública, os animais ainda são vistos apenas como transmissores de zoonoses, inimigos da saúde humana; poucos governos têm o comprometimento adequado com o tema - o governo federal, nenhum; a luta pelos direitos dos animais é não poucas vezes estigmatizada como ingênua, caritativa e mesmo oposta ao bem estar humano, uma falácia que lutamos para desmistificar.

Acreditamos no poder do convencimento e da argumentação como armas primordiais para a realização de mudanças culturais profundas que cremos necessárias, especialmente na cultura do poder público.

Antes de ser prerrogativa de governos, a conscientização passa obrigatoriamente pelos núcleos ativos da sociedade e seu papel irradiador de informação. Cremos que, através deste documento que iremos aprovar no FORUM, cumprimos nosso dever inicial de promover o debate e a informação e damos um passo à frente em nosso objetivo de contribuir para a melhoria da sociedade.

O município, como célula básica da gestão no Brasil, é o melhor ambiente para a implementação de políticas públicas, para o bem estar dos animais não-humanos. Portanto o local adequado para iniciar nossa contribuição, que deve se expandir cada vez mais. Como conseqüência e agir de baixo para cima, até ser aceita pelos poderes públicos ESTADUAL E FEDERAL.

"A grandeza de uma “Nação” e seu progresso moral podem ser julgados pelo modo como seus animais são tratados"
(Gandhi)

___________________________________________
Goretti Queiroz - *Jornalista e Defensora Animal - Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Associação de Imprensa de PE- AIPVice-Presidente do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco- MDA/PEMembro do Nucleo Legal de Defesa Animal do Ministerio Publico- MPPE - Editora do Blog www.dogmidia.blogspot.com - face book: Goretti Queiroz Dogmidia


0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!