Cara de um, fucinho do outro....


Você certamente já ouviu por aí, algo do tipo: os cachorros são iguais aos donos, certo? E, em parte, toda essa sabedoria popular é verdadeira. Assim, como crianças assumem determinadas características da personalidade dos pais, os cachorros também são influenciados pela família em que são inseridos. Mas o adestrador Alexandre Rossi faz questão de frisar que nem sempre esses comportamentos se tornam iguais. "Algumas vezes o cachorro é o oposto do dono. Uma pessoa muito dominante e autoritaria pode acabar influenciando um comportamento submisso em seu cãozinho. Já outra permissiva demais pode vir a ter um cachorro dominante", diz.

E quando os donos resolvem transformar aquela bolinha de pêlos em um bebê? Cuidado! Por mais que seja tentador, e ele seja um "fofo", é preciso lembrar que cachorros são cachorros e bebês são bebês. Tratar o seu cãozinho como criança não é correto e pode desenvolver comportamentos indesejáveis em seu amiguinho. "Cachorros e seres humanos têm necessidades diferentes. O cão deve ser tratado de acordo com essas exigências.

Alguns alimentos, como chocolate e cebola, por exemplo, que para nós não possuem nenhum problema, são venenosos para os animais e podem até matá-los", argumenta Alexandre. A mesma dica serve para roupinhas em dias quentes e beijos na boca do canino. Sem exageros, ou você corre o risco de fazer com que seu peludo se sinta, na verdade, um peixe fora d'água!

Talvez você já tenha atravessado a rua ao ver um rotweiller, mudado a rota por causa de um pitbull e até deixado de visitar um amigo porque ele possui um imenso doberman, certo? Cachorros grandes são famosos pela fama agressiva. Mas recente pesquisa publicada na revista Applied Animal Behavior Science parece desbancar essa reputação. É que, segundo o estudo, o dachshund, mais conhecido como "Salsicha" foi apontado como o cão mais feroz entre 30 raças pesquisadas. De acordo com a revista, um entre cinco salsichas já atacou ou almejou atacar um estranho. E um entre doze já atacaram seus próprios donos. As raças golden retriever, labrador, são bernardo, britanny spaniel e greyhound figuram entre os mais calmos.

A pessoa que deseja adotar um animalzinho da Suipa precisa ter mais de 18 anos, trazer identidade, CPF e comprovante de residência Mas a bravura dos pequenos tem justificativa. Além da raça e dos donos, o comportamento dos cães também é definida em relação ao ambiente em que vivem. "Cachorros menores precisam de uma dose de coragem maior. Já imaginou viver nesse mundo gigantesco? Uma pessoa que senta em cima de um cachorro desses pode até matá-lo", brinca Alexandre. E o adestrador acredita que o comportamento agressivo também se justifica em uma educação mais permissiva. "Além do mundo apresentar muitos perigos, os cachorros pequenos têm mais tendência a serem tratados como bebês, a terem suas vontades realizadas e até mesmo esses comportamentos agressivos mais tolerados, afinal, 'um cachorro tão pequeno assim não vai matar ninguém, né?!'", explica Rossi.

Fonte: cãocidadao

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!