Mutirão ajuda aos peludinhos da Várza

Durante todo o final de semana  foi realizado mutirões na casa da D. Consuelo, na Várzea.  Duas equipes se revezaram no atendimento que começou com a limpeza da casa jogando fora  todo o material (cadeiras, colchão, panos de chão, lixo...)inutilizável ,
Quem conta toda a ação do Mutirão do FDA é a Nina Marques:
"A casa foi toda lavada e isso  custou o sábado todo. Uma quantidade boa de pessoas foi para ajudar. O trabalho começou pela manhã e terminou perto das 18h. No dia seguinte, no domingo, uma quantidade reduzida de voluntários compareceu. Mas esse pouco estava com todo gás de trabalho e conseguimos dar uma outra lavada na casa (já que eles sujam tudo, normal isso), jogar mais material fora e dar uma mão de tinta no quintal (onde ficam as casinhas de cães), para diminuir a quantidade de carrapatos e pulgas que por ali tinham. Conseguimos dar uma geral na casa, ela diminuiu o odor e está com menos entulhos.

Os próximos passos serão cimentar o quintal, pois tem buracos que podem ser entradas para escorpião, barata,  terminar de passar cal na casa; detetizar; dar vermífugo e se necessário, alguma medicação para os animais; um banho bem dado; aplicar remédio de carrapato; castrar. Após isso iremos conversar com D. Consuelo sobre a importância da qualidade e bem estar de animais e pedir sua autorização para encaminhá-los para adoção (isso será o 'último' passo), antes temos que cuidar e tratar dos animais.

Estamos precisando de voluntários, pois o trabalho é grande; de ração super premium (essa é indicada para a situação que temos); bacias grandes; sabão em pó; remédio e/ou sabonete carrapaticida; pano de chão; cal; e voluntários veterinários; voluntários do sexo masculino, para ajudar a cimentar e pintar."

Bom saber que a  D. Consuelo está contribuindo com o trabalho e agradecendo muito a ajuda recebida, ela tomou consciência que os animais precisam de bem estar e qualidade de vida. Apesar de todo o seu amor e carinho, eles precisam de cuidados singulares.

Apesar de ser carnaval, o trabalho não pode parar e haverá  outros mutirões no próximo final de semana e as doações continuam. "Agrademos a ajuda de todos que fizeram doação (seja financeira e/ou produtos) e/ou ajudaram com trabalho voluntário."

O Blog também fez contato com a Depoma  e Dra Nelly Queiroz me informou que percebeu logo que estava diante de um caso típico de "colecionador de animal", alguém que precisava de apoio psicosocial. Em outras palavras, precisava agir rápido, no sentido de salvar os animais e também cuidar daquela senhora, pois não era "caso de polícia".

" Imediatamente entrei em contato com o Hospital da Tamarineira e, por sorte, consegui falar com o Coordenador do CAPS responsável pela área da Várzea, e fui até um pouco insistente para que fosse encaminhada uma pessoa naquele mesmo dia. Consegui a anuência do mesmo e em seguida resolvi procurar ajuda das entidades e protetores e também de um veterinário, pois achei que poderia encontrar animais precisando de cuidade médico veterinário em caráter de urgência ", afirmou a Delegada.

"Fico feliz em saber que as coisas vão ficar bem. Espero que ela também possa ser tratada, vou acompanhar o caso de perto com o pessoal da área de saúde mental. E também os animais" afirmou nelly Queiroz.

fotos: Juliana Luiggi e Nina Marques.

 QUEM QUISER SE JUNTAR AO MUTIRÃO, FAVOR ENVIAR UM E-MAIL PARA         karina_prazeres@hotmail.com



6 comentários:

  1. Fernanda Villas Boas disse...:

    É a opinião de uma pessoa leiga, mas ainda acho que poderíamos tentar entregar para adoção os 2 ou 3 filhotinhos com mais ou menos dois meses, que já ficam com os cães maiores e comem ração. A adoção é mais fácil quando se trata de filhotes e eles estão com boa aparência. Após serem vacinados e vermifugados, eles poderiam ser encaminhados para a adoção. Diminuiria a quantidade de cães e eles teriam mais chances.

  1. Fernanda Villas Boas disse...:

    Ah, e há outros filhotes um pouco maiores, muito brincalhões e lindinhos. Com um bom banho, vacina e vermífugo ficariam prontinhos também. Sem contar com os 3 bebezinhos bem pequenos, que em pouco mais de um mês também estarão desmamados e esperando um lar. Poderíamos pensar em alguma ação para a adoção destes, como divulgação na net e busca de adotantes. Seriam mais ou menos 14 cães a menos e cada um com uma boa chance de encontrar a sua nova família. Dona Consuelo falou que era favorável à adoção dos filhotes.

    Estou a disposição para ajudar.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Claro fernanda,

    os filhotes serão doados tão logo tenham condições para isso. abs e obrigada

  1. Nina Marques disse...:

    Aparentemente os filhotes estão bem, mas precisamos do exame de um veterinário para saber se realmente estão saudáveis. Um filhotinho está com problema nos olhinhos, iremos tratar para que ele se recupere logo.

  1. René Jarcem disse...:

    Muito boa a atitude de vocês. Acompanha pela rede social a atuação de vocês. Estão de parabéns.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Obrigada a todos. QUEM QUISER SE JUNTAR AO MUTIRÃO, FAVOR ENVIAR UM E-MAIL PARA

    karina_prazeres@hotmail.com

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!