Materia no NE-10


Eleições 2012

Daniel e Mendonça assinam compromisso com causa animal

Candidatos estiveram na sede da OAB e ouviram demandas de várias entidades ligadas a defesa dos direitos dos animais

Publicado em 12/09/2012, às 12h11

Do JC Online                

Os candidatos a prefeito do Recife Daniel Coelho (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) assinaram um documento de compromisso com a causa animal na manhã de hoje (12), em ato realizado no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e organizado pela Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Na ocasião, os candidatos ouviram demandas das entidades de direitos dos animais, como a revitalização do Centro de Vigilância Animal (CVA) e programas perenes de esterilização e cuidados com animais de rua, e principalmente a criação de uma Secretária de Defesa Animal, a exemplo da que existe há um ano na cidade de Porto Alegre.

 Os candidatos Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB) também foram convidados mas não compareceram ao evento. O petista alegou compromissos na Comissão de Ética do Senado, já o socialista não apresentou justificativa para ausência.

 
Daniel Coelho fez questão de demonstrar familiaridade com o tema, inclusive se dizendo um militante e “soldado” da causa, para além da vida pública. Apontando que conhecia pessoalmente os protetores dos animais presentes no auditório, o tucano falou das suas propostas para a questão animal, que compõem capítulo específico do seu plano de governo. São elas a proibição do transporte com tração animal, transformação do CVA num Hospital Veterinário, criação do Samu Animal para atender animais feridos, mudar o orçamento do cuidado animal da Secretária de Saúde para a de Meio Ambiente e um projeto de esterilização e “chipagem” dos animais de rua do Recife.

Já Mendonça Filho preferiu incluir o tema em um campo mais aberto da prestação de serviços públicos como um todo. Segundo o candidato a quantidade de animais abandonados nas ruas da cidade é um dos reflexos do “abandono da gestão municipal com o Recife”. O candidato garantiu que assumirá os compromissos firmados com as entidades animais presentes no evento como sua política de cuidado com os animais, caso seja eleito prefeito. A única ressalva é a criação a de uma secretária especifica para o tema. “Não digo que não vou fazer. Mas muitas vezes vimos se criar muitas secretarias sem nenhum resultado concreto. Acho que o tema pode ficar bem abraçado na Secretária de Meio Ambiente”, defendeu o democrata.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!