A partir de agora, a Defesa Animal tem espaço e direito à voz na gestão compartilhada do CVA Recife. O dia de ontem foi considerado historico pelos protetores, gestores e funcionarios do órgão que dividem a responsabilidade com os representantes dos animais.
Representando a Secretaria de Saúde Municipal, a Diretora de Vigilancia e Saúde, Adeilza Ferraz, lembrou o comprometimento do grupo para trabalhar e potencializar as ações para a melhoria da vida dos animais e ressaltou o papel da Defensora Maria Padilha, da AAdama, ao longo dos anos, como fundamental para a concretização deste objetivo: a reativação do Conselho Gestor.
Por sua vez, Padilha fez uma analogia aos anos dedicados à reativação do CG, à corrida do bastão, onde as equipes vão se revezando até passar o bastão à equipe vitoriosa, o que estava acontecendo naquele momento.
Representanto os Defensores, Roseana Diniz, Tia Rose, falou sobre o compromisso de trabalhar a mudança da aplicabilidade das políticas públicas, objetivando sempre o bem estar animal. Roseana lembrou que dentro das metas dos Defensores está o fortalecimento do CVA enquanto órgão público, quebrando o estigma da "carrocinha" que ainda aterroriza a população e os defensores, e que agora é coisa do passado.
" O momento é outro, as mudanças ocorrem e temos que evoluir com elas. O CVA não é mais um centro de tortura e morte e pode vir a ser um órgão respeitado pelas suas ações de Bem Estar Animal e no respeito à Vida", afirmou.
Todos os representantes com assento no CG foram unanimes em apontar um "novo tempo" na cidade do Recife, referendado pelo Gerente da Unidade, Amaro Fabio, que acredita nas mudanças e quer "enxergar" além dos muros do CVA. " Vamos construir isso juntos. Bom para a cidade e bom para os animais", concluiu.
O CG foi empossado pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diego Pessoa, que ressaltou a importancia da participação popular, o controle da sociedade, para melhorar a gestão e os serviços.
A primeira reuniao dos novos conselheiros esta marcada para a próxima quarta-feira.
Stella tomando posse Doroti assinando a posse
METAS DA DEFESA ANIMAL NO CVA RECIFE
Apresentar sugestões para politicas públicas construtivas e eficazes, como o Programa de Controle Populacional Descentralizado, nas comunidades e a aquisição de uma Unidade volante de castração, também conhecida como Castramóvel.
Implantar os fundamentos para a criação de uma futura Coordenadoria de Bem Estar Animal, dividindo o setor de Zoonoses em dois núcleos de atuação: saúde e bem estar animal e vigilância epidemiológica.
Promover campanhas constantes e permanentes sobre a Guarda Responsável, alertando a população que maus tratos e abandono são crimes previstos na Lei, e chamá-la à responsabilidade.
Estreitar os laços com voluntários para ajudar no canil, inclusive com Programas de passeios com os animais e Eventos de Adoção.
Lutar pelo cumprimento da Lei Estadual 14.139/2010 - no que se refere à castração, identificação e adoção de animais
Pela representação usuarios ( os animais) tomaram posse ontem:
BRALA : Neuma Cordeiro e Luiz Leoni
GATO FELIZ: Maria Helena e Doroti Link
SAVAMA: Roseana Diniz e Stella Maris
ADEMAPE: Juliana Monteiro e Manoel Tabosa
"Os animais esperam de nós o que nós esperamos dos anjos"
Sou uma pegadora de animais abandonados de rua. Sou carioca e moro em Pernambuco há 25 anos (Olinda) Já tive 60 gatos e 13 cachorros. Hoje com 25 gatos e 6 cachorros, eram 7 mas infelizmente perdi uma ontem de 8 anos. Fiz uma homenagem com sua foto e um depoimento no meu orkut. Abomino os maus tratos a esses pequenos que vivem sendo até hoje abandonados nas ruas, doentes ou sãns.Sentem fome, frio, tristezas, depressão , frio e dôr.Precisamos ter mais considerações. A prefeitura deve cuidar e não executar os que não eram reconhecidos.Mesmo os veterinãrios sabendo que pego na rua não aceitam até com emêrgencia o tratamento sem um calção, mesmo sabendo que está proibido por lei cobrar e no final não dão nota fiscal alegando estar sem o bloco. Pode isso?