Corrente do BEM

Diario de Pernambuco
Égua recebe socorroAnimal estava ferido e aguarda novo lar no quintal de um edifício em Olinda

Publicação: 25/07/2013 03:00

Luana, que está cuidando de Maniçoba, diz que já há candidatos para adotar o animal (EDVALDO RODRIGUES/DP/D.A PRESS)
Luana, que está cuidando de Maniçoba, diz que já há candidatos para adotar o animal
Imagine encontrar um animal com sinais de maus-tratos na rua e dar abrigo para ele em sua própria casa. Agora pense que a sua casa é um apartamento. E mais: que esse animal é uma égua. A boa - e rara - ação aconteceu em Bairro Novo, Olinda, por volta das 17h da última terça-feira. Quando retornava para casa, a secretária Ana Garcia viu a égua deitada em via pública, em frente ao prédio onde mora. Avisou à filha, a autônoma Luana Lauterer, 24, que é apaixonada por animais, e voltou com ela ao local. Depois dos primeiros cuidados, Maniçoba, como ficou batizada, foi levada a um quintal que pertence ao edifício onde mãe e filha moram, e já começa a se recuperar.

O nome foi dado em homenagem à terra natal de Luana, Belém do Pará, e é o mesmo de uma comida típica daquele estado (feita com as folhas da maniva/mandioca moídas e carne de porco e de boi). Em Bairro Novo, a autônoma trabalha em casa aplicando unhas postiças, e divide o espaço com a mãe e sete gatos, todos achados na rua. “Não vejo problema em a pessoa utilizar um animal para trabalhar, mas, já que é ele que dá o sustento, por que não tratá-lo bem?”, pergunta, após comentar que a égua possuía sinais pelo corpo que indicavam que ela puxava carroça.

Quando foi encontrado, o animal estava fraco e não conseguia se levantar. “Foi aí que decidimos dar água, torrão de açúcar e cenoura para a égua. Depois de um tempo, ela conseguiu ficar em pé e nós a trouxemos para o quintal”, conta Luana. Na casa da autônoma, Maniçoba recebeu outros cuidados e passou a se alimentar de farelo de trigo, doação conseguida através de grupos de apoio a animais que atuam nas redes sociais, a exemplo do SOS Adoção e SOS Dentinho. Luana fez a divulgação no Facebook e um dia depois também conseguiu ajuda de um membro da comunidade do SOS Dentinho para vermifugar o animal.

Segundo a autônoma, até o momento não foram feitas reclamações pelos vizinhos em relação à presença do animal no edifício. Porém, apesar da vontade, Luana não pode mantê-lo. “Já temos dois candidatos para a adoção de Maniçoba. O primeiro é um conhecido do doador do vermífugo. O segundo é outro membro da comunidade SOS Dentinho. Nós torcemos para que ela encontre um lar seguro e que nunca mais seja maltratada”, relatou. De acordo com Ana, dos sete gatos que elas criam, quatro estão na casa delas temporariamente. “Luana pegou na rua, tratou e agora está tentando arranjar um lar definitivo para eles. Desde criança ela é assim”, observou.

A autônoma informou que Maniçoba chegou com muitas feridas no peitoral, na barriga e no nariz. “Eu tenho uma amiga veterinária e já pedi o auxílio dela. Tudo indica que Maniçoba será levada para um novo lar na próxima semana”, comentou. Luana também recebeu orientações sobre os principais cuidados pelo Facebook. “Já estou apegada a ela. Sempre foi meu sonho ter um cavalo, mas infelizmente não posso ficar com ela. Da mesma forma que eu a ajudei, espero que outras pessoas se espelhem e façam o mesmo com outros animais abandonados”
Maniçoba não foi a primeira

Uma corrente do bem. É dessa maneira que pode ser definido o trabalho desenvolvido pelos grupos que auxiliam os animais abandonados ou em situação de risco através das redes sociais. No caso do SOS Dentinho, que funciona há três meses, não é a primeira vez que uma égua é ajudada. O último caso aconteceu há dois meses, também em Olinda. Apesar de ter recebido a ajuda, não resistiu e morreu.
A presidente da Fundação Dentinho, Goretti Queiroz, conta que foi um sacrifício achar um lugar para enterrá-la. “Mas conseguimos por conta de uma cota feita com os membros do grupo. E é dessa forma, através da solidariedade, que nós alcançamos tudo na Fundação”, disse. Por intermédio da página no Facebook, Maniçoba pode ter encontrado um sítio em Paudalho, onde terá uma vida livre dos maus-tratos. Caso o proprietário desse sítio venha a ser o novo dono da égua, a previsão é de que ela seja levada na próxima quarta-feira para seu novo lar. “Luana foi muito corajosa, pois para animais domésticos é mais fácil encontrar um lar”, disse Goretti.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!