Dentinho causa comoção na Internet

Pernambuco.cão »

Dentinho causa comoção na Internet e recebe cuidados e carinho
Cãozinho encontrado no bairro do Cordeiro em péssimo estado de saúde está sendo tratado com a ajuda dos internautas

Laís Araújo - Diario de Pernambuco
Publicação: 08/04/2013 14:22Atualização: 08/04/2013 15:10

A comoção gerada por Dentinho levou á criação de uma comunidade no Facebook, a SOS Dentinho, hoje com mais de 2,3 mil membros e um link no site Vaquinha, onde é possível fazer depósitos para ajudar a custear o tratamento dele. Foto: Júlio Jacobina/DA/D.A Press
A comoção gerada por Dentinho levou á criação de uma comunidade no Facebook, a SOS Dentinho, hoje com mais de 2,3 mil membros e um link no site Vaquinha, onde é possível fazer depósitos para ajudar a custear o tratamento dele. Foto: Júlio Jacobina/DA/D.A Press
Quase sem pelos, sem unhas e sem visão, Dentinho, batizado assim pela má condição de sua arcada, tem comovido recifenses que viram sua imagem circulando pelas redes sociais. Possivelmente um poodle – a saúde deteriorada impede a conclusão absoluta de sua raça –, é um cão silencioso, mas que ainda tenta latir. Foi encontrado no Cordeiro, bairro da Zona Oeste do Recife, e levado para uma clínica veterinária na Torre, onde desde da última quinta-feira (4) vem recebendo cuidados médicos e carinhos que antes não possuía.

Foi a cuidadora Lúcia Verônica quem o encontrou enquanto passava nas imediações do Hospital Getúlio Vargas. Ao chegar na clínica Animania foi constatado seu deplorável estado de saúde: necrose nos olhos, infecção que tirou sua visão; corpo quase sem pelos, sobrando uma pele frágil, como se fosse vítima de queimaduras; unhas e dentes deteriorados. Ainda assim, foi identificado como um animal doméstico. “Quando Dentinho chegou aqui, ele não estava desidratado nem caquético, dava pra perceber que era domiciliado. Também foi percebido que a pele não estava daquele jeito por causa de queimaduras, já que não tinha cicatrizes. Ele estava bem trêmulo e assustado, então começamos os cuidados”, conta a médica veterinária Alessandra Melo, que atendeu e vem tratando o cãozinho.
 
Dentinho também não consegue mastigar ração canina tradicional, apenas alimentos pastosos. “Mas já tem se alimentado melhor desde que chegou”, afirma Alessandra. “Além disso, fizemos uma ultrassonografia e descobrimos que ele não é um animal velho. No máximo, tem cinco anos. Isso mostra que ele realmente foi muito negligenciado no seu cuidado”. Estão sendo realizados exames de sangue e hormonais, e o cão passará por uma cirurgia dentária. Sua visão não pode ser recuperada, mas ele já consegue se guiar bem apesar disso. Seu latido quase sumiu, mas Dentinho ainda anda agitado e interage com as pessoas com quem já se acostumou. “Fica querendo ir pro braço de quem chega. Já perdeu o medo das pessoas, está bem afetuoso”.

Desde que encontrado por Lúcia, a situação foi levada às redes sociais, o que vem proporcionando um bom número de visitas e ajuda para o animal. “Tem muita gente vindo visitar, muita gente fica emocionada. As pessoas têm sido bastante solidárias, ajudando com os custos também”. Alessandra diz que a comoção que ocorreu em torno de Dentinho não pode ser um caso pontual, pois há muitos animais que são abandonados e que precisam de ajuda, mesmo se em condições de saúde melhores. “Há uma grande dificuldade em arrumar um lugar bom para um cãozinho maltratado. Quem não quiser mais animais, deve realizar a castração, não deve abandonar. Abandono e maus-tratos são crimes. Temos que lembrar que há outros Dentinhos, em boa saúde ou em condições parecidas, mas que também precisam de cuidados e de adoção”.

A comoção gerada por Dentinho levou á criação de uma comunidade no Facebook, a SOS Dentinho, hoje com mais de 2,3 mil membros e um link no site Vaquinha, onde é possível fazer depósitos para ajudar a custear o tratamento dele. Aliás, esta é a única forma de ajudar financeiramente, como forma de evitar golpes e falsas arrecadações para o cãozinho.

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!