Dia Mundial dos Animais


Esta data é celebrada em várias países, através de diversos eventos e iniciativas com o objetivo de sensibilizar a população sobre a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies, mostrar a importância dos animais na vida das pessoas e lembrar que os animais não se defendem sozinhos e a cada dia são submetidos a crimes sem a menor piedade.

A data lembra também São Francisco de Assis, que foi defensor dos animais e morreu em 4 de outubro de 1226;

A Constituição Federal do Brasil coloca a defesa do direito a um meio ambiente equilibrado como dever do poder público e da coletividade. Ainda segundo a CF, para assegurar esse direito, uma das obrigações do poder público é: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade (Art 225 - VII).

O Brasil possui uma das mais ricas biodiversidade do planeta. Por esta razão é um dos principais alvos do tráfico de animais silvestres. O tráfico é um dos principais fatores da extinção de espécies da fauna brasileira, pois a cada 10 animais capturados, apenas 1 (um) sobrevive. De acordo com o IBAMA aproximadamente 90% dos animais morrem após serem retirados do seu habitat natural.

Existem muitos assuntos para este dia, como a guarda responsável dos animais domésticos, politicas públicas de proteção e defesa dos direitos, entre outros. Reforço aqui meu apoio e dedicação diante de tanta necessidade para a área dos animais que também é uma questão de saúde pública e ambiental. Este é um dever que tenho com toda forma de vida e com nosso país!

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

0 comentários:

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!