Especialista alerta: " a agressão à Yorkshire Lana pode acontecer com qualquer um"

O Brasil ainda tenta se recuperar do torpor que tomou conta de todos os que amam animais e até os que não os criam, com o brutal linchamento e morte da pequena Yorkshire Lana, em Goias.

Muitos questionamentos vieram depois deste horripilante episodio: loucura da enfermeira, depressão, ruindade mesmo???

Com todos estes questionamentos na cabeça, conversei com o cinófilo, adestrador e especialista em comportamento animal, Nahum Anselmo, e a resposta que ele me deu foi surpreendente:

"Isso pode acontecer com qualquer um".

Entre incrédula e estupefada escutei o resto da resposta do especialista:

" O Antropomorfismo, que é a forma de atribuir atitudes humanas ao animal, pode causar decepção e frustação no tutor que vê o comportamento do animal, diferentemente daquele que quer, como pirraça ou desobediência e isso pode levar a perda da paciência e a atos extremos ", explicou.

O que acontece é que o humano que não entende a linguagem do animal, que é uma linguagem específica, leva a querer que o animal aja de acordo com o que ele quer, e não como ele É! daí estas reações intempestivas.

E o pior veio depois: Nahum me disse que conhece muita gente que age assim, inclusive entre os seus clientes, que não conseguem discernir o que o animal precisa.

" Os tutores devem buscar conhecimento, entender e estudar o comportamento do seu animal, conversar com profissionais do que tentar reprimir com violência que não ajuda em nada, mas infelizmente, qualquer pessoa está sujeita a isso por não conhecer a raça e o comportamento do seu animal."

Então, pessoal, vamos tentar entender o nosso animal e ajudar aos mais próximos a buscar este entendimento.

Contato: Nahum Anselmo- (81) 9968.2534

Agora nos resta orar pela Lana  e clamar por justiça!!!

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muito bom! este comentário de Nahum de fato, o Antropomorfismo leva o ser humano a "exigir" dos animais comportamentos que eles não são "capazes" de responder só para satisfazer as necessidades, carências etc projetadas por seus tutores. Também é importante lembrar outro conceito, outro paradigma vigente na sociedade contemporânea, o ANTROPOCENTRISMO, ( cujo centro de toda importância é o ser humano).
    Não é toda pessoa que está preparada para "ter" um animal como companhia, principalmente o cão. É necessário saber além dos traços comportamentais do animal é também importante saber a história de vida e traçar um perfil de alguns traços necessários do adodante/tutor para a convivência com um ser de outra espécie.É muita responsabilidade se cuidar de outra vida e enquanto, o ser humano não descobrir ou se conscientizar da TEIA DA VIDA, outras barbaridades como esta continuarão acontecer. Vejam entre outros, o exemplo abaixo : Homem atira e mata cães em Itajobi (SP)
    Fonte ANDA- 04.01.2012.
    Infelizmente ainda, na nossa realidade diante de tantos animais que necessitam de lares um estudo mais aprofundado na maioria dos casos não pode ser realizado, apostamos nós defensores/protetores, que a intenção de alguém querer e se dispor adotar ou mesmo "comprar" um cão ou gato, já é um sinal significativo e porque não dizer positivo de uma boa índole, mas o ser humano também é um animal e com instintos primitivos que quando não moldados, trabalhados etc é "despejado" no outro mais fraco, indefeso etc como mostram as pesquisas da conexão crueldade com animais X violência humana. Em Pernambuco, numa determinada amostragem já demonstramos esta conexão.
    Maria Padilha

  1. Anônimo disse...:

    E a sanidade mental da pessoa que leva a cometer um ato desses? Compreendi a questão do antropomorfismo mas isso não justifica tal atitude da enfermeira. Para mim só tem uma resposta: ruindade.

  1. Anônimo disse...:

    O Brasil é o segundo pais de maior população canina e infelizmente não existe ainda um crescimento de conhecimento da população brasileira para saber lidar melhor com nossos amiguinhos cães. Mas do que nunca, a sociedade precisa buscar dos profissionais, o conhecimento do linguajar canino, ai tudo fica mais fácil.
    Nahum Anselmo (Cinotécnico) (81) 9968-2534

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!