Lembrado em todo o mundo os dez anos do atentado de 11 de setembro onde cerca de 3000 pessoas morreram. O que pouca gente lembra é que nessa tragédia, alem dos heróis humanos, cerca de 100 cães de busca de sobreviventes atuaram de forma heróica salvando as vidas de muitas pessoas. Mas tal fato não passou despercebido à fotografa holandesa Charlotte Dumas, que conseguiu localizar os 12 cães que ainda vivem e fotografá-los montando uma mostra chamada "Retrieved".
Charlotte é conhecida por seus retratos de animais principalmente cães. Assim, a fotografa pensou numa mostra fotográfica não só para relembrar a tragédia do 11 de setembro como também prestar uma homenagem a estes heróis caninos que prestaram serviços inigualáveis na busca e salvamento de pessoas em locais onde os humanos não conseguiriam ter acesso nem perceber a presença de uma pessoa soterrada.
Foi sem dúvidas uma boa idéia, pois certamente as pessoas estão lembrando heróis humanos e tudo que aconteceu e dificilmente se lembrariam dos cães se não fosse esse trabalho de Charlotte.
Na verdade, seu trabalho foi ainda mais difícil do que captar as histórias humanas para relembrar o fato. Foi uma busca que se estendeu por nove estados, do Texas a Maryland para conseguir localizar e fotografar os cães que ainda vivem, agora já na velhice e aposentados junto aos seus treinadores. Mas tal trabalho valeu à pena e saiu num livro chamado "Retrieved", (Recuperados, tradução livre) publicado por ocasião do décimo aniversário dos ataques terroristas.
"Eu senti que isso foi um ponto de virada, especialmente para os cães, que embora não sejam esquecidos, não são tão proeminentes como as histórias humanas envolvidas". Explicou Charlotte na ocasião.
O trabalho de Charlotte, composto de fotos na maioria de Labradores e Golden Retrievers, está sendo exibido desde oito de setembro na Julie Saul Gallery, na cidade de Nova Iorque, onde as pessoas podem relembrar esses heróis anônimos que, se não fosse Charlotte, provavelmente passariam desapercebidos.
Mais uma vez, comprova-se que os animais só fazem o bem. Enquanto a história humana está cheia de massacres, carnificinas, atentados e de todas as maldades próprias dos seres humanos, em meio a todo esse caos, sempre lá estão os animais, pacíficos, e muitas vezes salvando vidas.
Leonardo Bezerra
veja slide show dos animais em
http://www.nytimes.com/interactive/2011/08/14/magazine/14Mag-rescue-dogs.html#1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Blogger templates
Blogger news
Blog Archive
-
▼
2011
(372)
-
▼
setembro
(21)
- Cão perdido em Jaboatão
- Recife participa do Evento Internacional da WEEAC.
- Nova vida para Maya.
- Lindas gatinhas para adoção!
- CICLO DE PALESTRAS SOBRE BEM-ESTAR ANIMAL E MEIO A...
- Cães, gatos e as frequências vibracionais do ambie...
- Poodle preto perdido em Boa Viagem.
- Negão se recupera e ja pode ser adotado!
- Pastor alemão para adoção.
- Os cães do 11 de setembro.
- Pra relaxar e descançar no FDS.
- Animais perdidos ou abandonados precisando de um lar.
- MDA pede o apoio da Igreja em visita ao Arcebispo...
- Vitoria foi adotada!!!!
- Sem título
- Um novo recomeço para Tony.
- Saiu a premiação da Rifa da Savama.
- MDA realiza parceria com a Policia Rodoviaria Fede...
- O Amor dos animais.
- Exposição da Anda foi um sucesso!!!
- Mais um cãozinho perdido: BILLY
-
▼
setembro
(21)
Realmente poucas pessoas lembram,ou sequer sabem que os caes estavam presentes,parabens Goretti por esta homenagem/lembranca.
Rômulo Alves
romulocalves@ig.com.br