O Movimento de Defesa Animal de Pernambuco- MDA/PE esteve, ontem, como Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, solicitando o apoio da Igreja nas questões referentes aos animais, no ano em que a Igreja tem como tema da Campanha da Fraternidade, o respeito à natureza.
Colocamos ao Arcebispo que os representantes da Igreja são fundamentais para a educação/conscientização dos fieis sobre os Direitos dos Animais e o respeito à estes direitos estabelecidos pela Lei. Sugerimos, também, o seu empenho junto à CNBB para a adoção de cartilhas específicas e um trabalho voltado para os alunos das escolas catolicas em todo Brasil
Em relação à Pernambuco, pedimos que , neste momento, a Igreja atue firmemente nas paróquias da região da Mata Norte, que envolve os municípios de Carpina, Camaragibe e São Lourenço da Mata, na conscientização dos romeiros da Festa de São Severino dos Ramos, realizada no final de novembro, em Paudalho, onde se realiza uma "Carvalhada" famosa pelos maus tratos aos animais, a maioria cavalos e jumentos, que vêm de varias cidades puxando carroças apinhadas de gente e sendo açoitados cruelmente pelos seus donos.
Informamos ao Dom Fernando que na "festa" do ano passado, um "romeiro" matou o seu cavalo a pauladas, na frente de todo mundo, quando ele arriou esgotado pelo cansaço excessivo.
O Arcebispo recebeu carinhosamente o MDA e disse estar muito feliz em poder colaborar nesta Causa e vai envidar esforços junto ao seu clero, para a viabilização das propostas. Inclusive uma Carta que enviamos será entregue a todos os padres na próxima reuniao geral.
Representaram o MDA neste encontro, Marta Dubeux e a editora deste Blog.
Antes do Encontro com o Arcebispo, o MDA , representado por Diana Monteiro, Luiz Leoni e Marta Dubeux, também foi recebido pelo "Monsenhor Albérico, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife
"Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou”. “É nosso dever protegê-los e promover o seu bem estar”.
Parabéns!! Com a divulgação através das igrejas alcançaremos mais pessoas a serem esclarecidas das condições precárias de muios animais e mudaremos esses quadros tão tristes. Admiro muito nosso arcebispo Dom Fernando Saburido, homem justo. =)